Ceulp/Ulbra inaugura o primeiro Hospital Veterinário do Tocantins

Atualmente o Hospital Veterinário do Ceulp/Ulbra está aberto para atendimento a comunidade interna e externa de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 19h.

Hospital Veterinário
Descrição: Hospital Veterinário Crédito: Divulgação

O Centro Universitário Luterano de Palmas – Ceulp/Ulbra realizou na noite do dia 15 de maio a solenidade de inauguração do Hospital Veterinário da instituição, o primeiro de Palmas e único do Tocantins. A festividade reuniu representantes do estado, município, comunidade acadêmica, além de docentes e colaboradores da instituição e sociedade civil. O Hospital Veterinário fica localizado nas dependencias do Ceulp/Ulbra, em Palmas, na Teotônio Segurado.

 

O evento iniciou com o devocional conduzido pelo Capelão Universitário, Pastor Heitor Stahnke e a presença de cerca de 15 pessoas do coral da instituição. Em sequência foi exibido um vídeo com imagens das dependências do Hospital, seguido por momentos de fala e descerramento da placa de inauguração. 

 

Na ocasião estiveram presentes o diretor sócio da Associação Educacional Luterana do Brasil – Aelbra, Douglas Flor, reitor do Ceulp/Ulbra, Adriano Chiarani, a diretora acadêmica Parcilene Fernandes de Brito, a diretora acadêmica adjunta, Diêmy Sousa Freitas, o diretor administrativo, Enéias Cardoso, a coordenadora do Hospital Veterinário, Mildre Loraine Pinto, a coordenadora do curso de medicina veterinária, Juliana Vitti Moro, secretário estadual de saúde, Renato Jayme da Silva, representando o governo do estado, Superintendente de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Gilian Cristina Barbosa, representando a secretaria de saúde de Palmas, os deputados estaduais Cláudia Lelis e Cleiton Cardoso, o diretor geral do Instituto Tocantinense Presidente Antonio Carlos – Itpac, Rudinei Spada, além de médicos veterinários da Polícia Militar do Tocantins e da cidade de Palmas.

 

O reitor do Ceulp/Ulbra, Adriano Chiarani, agradeceu a presença de todos e a colaboração no processo de construção do empreendimento, “é uma noite muito emocionante, o Hospital foi construído porque provém do ensino e o ensino só tem a sua utilidade quando há isso na prática e esta acontece na parceria com a comunidade que recebe esse Hospital. Temos o objetivo de dar qualidade de vida às pessoas e também ao mundo animal que precisa do seu cuidado e amparo, além do compromisso de continuar levando por meio da nossa qualidade os serviços prestados através desse empreendimento”, relata Chiarani, que destaca ainda que o Ceulp/Ulbra presente na cidade há quase 27 anos homenageia a cidade de Palmas que completa 30 anos esse mês, com a inauguração do Hospital Veterinário da instituição, fortalecendo a responsabilidade de contribuir para mudar a vida e realidade das pessoas aqui residentes.

 

De acordo com o diretor sócio da Aelbra, Douglas Flor, “é com muita alegria que estamos inaugurando este Hospital Veterinário. Desejo que seja uma benção aos animais e principalmente aos donos desses animais, que vão ser as pessoas mais beneficiadas pelo cuidado com eles. Fico feliz que o país esteja com esse olhar voltado ao cuidado com o animal, sei que o Hospital pode colaborar muito para que isso seja evidenciado, e que Palmas e o estado do Tocantins possam usufruir deste trabalho aqui”, descreve.

 

A diretora do Hospital Veterinário, Mildre Loraine, descreve que o momento foi um sonho realizado, “fiquei muito feliz por ter concluído esse processo inicial, não foi fácil, tivemos muitas dificuldades mas graças a Deus deu tudo certo. O que me deixou mais feliz foram os comentários dos acadêmicos, o reconhecimento deles é muito gratificante”,  diz Mildre.

 

O secretário estadual de saúde, Renato Jayme, relata a qualidade dos serviços que a instituição disponibiliza, “quem conhece o Ceulp/Ulbra sabe que tudo que a instituição faz, faz com qualidade, faz com excelência e principalmente nessa área, sendo o único Hospital Veterinário do estado do Tocantins, vem muito a agregar na produção de conhecimento e principalmente na formação de profissionais. Desejamos muito sucesso nessa iniciativa, um excelente trabalho para vocês, principalmente aos alunos, que venham usar toda essa estrutura para poder aprender e levar isso a sociedade como um retorno em forma de trabalho, que possa agregar e fazer o Tocantins melhor, um Tocantins com oportunidades para todos nós”, pontua Jayme.

 

Para a deputada estadual, Cláudia Lélis, é uma imensa alegria participar da solenidade, “confesso que fiquei realmente muito impressionada, eu fiquei impactada de ver a estrutura desse local, a gente sabe que existem várias clínicas de qualidade aqui em Palmas e no estado, mas um hospital, com essa estrutura e com esse porte é o primeiro aqui do estado do Tocantins, então o estado ganha muito hoje tendo esse Hospital Veterinário, que vai servir não só para os estudantes, a nível de conhecimento, de prática que eles terão, mas especialmente vai servir também para pessoas que tem seus animais e buscam um atendimento de qualidade. Parabenizo a todos que estiveram envolvidos neste grande projeto que vai trazer um saldo positivo enorme para o estado do Tocantins”, conclui Cláudia.

 

“Eu estava muito ansioso pela inauguração do Hospital e hoje estou muito feliz por este projeto ter sido concluído e com a certeza que este empreendimento, que conta com uma excelente infraestrutura, instalações modernas e equipamentos de alta tecnologia, agregará muito a busca do conhecimento, no qual disponibilizará por em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo do curso” afirma o acadêmico do curso de Medicina Veterinária da instituição, Gerlan Rezende.

 

Saiba mais sobre o Hospital Veterinário

 

Com um investimento de 8 milhões de reais de infraestrutura arquitetônica e de equipamentos e uma área total de 3.217m2, o Hospital atenderá animais de grande e pequeno porte para diversos serviços e conta com funcionamento nas áreas de: clínica médica de pequenos animais; clínica de felinos; clínica cirúrgica de pequenos animais; anestesiologia; internação; ortopedia; oncologia; dermatologia; radiologia; ultrassonografia; odontologia; clínica médica de animais de produção e equinos; reprodução; clínica cirúrgica de animais de produção e equinos, laboratório de análises clínicas. Todos os procedimentos possuem uma taxa de custo diferenciado.

 

O Hospital Veterinário dispõe de vários equipamentos para realização de exames, um aparelho de destaque é o ultrassom vivid – Ultrassonografia Doppler Colorido, que realiza um exame de alta definição e importante na avaliação do animal, destinada à análise completa do sistema cardiovascular e abdômen do pet e de estruturas superficiais. É um método de exame que utiliza a reflexão do som para obter imagens e diagnosticar diversas doenças.

 

Atualmente o Hospital Veterinário do Ceulp/Ulbra está aberto para atendimento a comunidade interna e externa de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 19h. Interessados devem entrar em contato para agendamento das consultas e exames através do telefone 3219-8026. A partir de 01 de agosto contará com atendimentos 24 horas por dia. No momento conta com 18 médicos veterinários, distribuídos entre docentes, residentes e contratados.  Os serviços são executados por profissionais e em algumas áreas conta com o apoio dos discentes através dos estágios do curso de Medicina Veterinária.

 

Comentários (0)