Cidade de Colinas empossa membros do Conselho dos Direitos Humanos e da Mulher

Integrantes do Conselho dos Direitos da Mulher e dos Direitos Humanos de Colinas do Tocantins tomaram posse em solenidade que aconteceu na Câmara de Vereadores do município.

Prefeito empossa membros dos Conselhos
Descrição: Prefeito empossa membros dos Conselhos Crédito: Ascom Colinas

Integrantes do Conselho dos Direitos da Mulher e dos Direitos Humanos de Colinas do Tocantins tomaram posse nesta quinta-feira, 11, compondo a mesa diretora que foi eleita no último dia 27 com pleito de três anos, podendo ser reconduzidas por mais três. A solenidade ocorreu na Câmara de Vereadores do Município, onde a ata de posse contou com a assinatura e diplomação dos conselheiros.

 

O Conselho tem por atribuição elaborar, implementar e deliberar ações voltadas para sua temática, além de, trabalhar pela garantia das oportunidades e igualdade dos direitos entre homens e mulheres de forma a assegurar a população o pleno exercício de sua cidadania. Ligado à Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, Direitos Humanos e Equidade de Colinas do Tocantins, o organismo pretende atuar de forma ativa no apoio aos trabalhos desenvolvidos pela Pasta no combate a todos os tipos de violência contra a mulher e ações que ferem os direitos humanos.

 

“É uma satisfação muito grande poder colaborar com a sociedade, como cidadã eu acredito que nós temos que fazer o nosso papel e é uma satisfação imensa porque é um tema que eu gosto de lidar que é a questão dos direitos humanos, hoje está em pauta a questão de gênero que nós temos que discutir e buscar tentar amenizar essas diferenças porque nós somos todos humanos, temos que buscar respeitar o ser humano, não porque é mulher, criança ou homem, mas é porque é ser humano. E o conselho tem fundamental importância nesse desenrolar porque o Conselho é composto por segmentos da sociedade civil, temos representantes de várias classes, de várias entidades e a partir disso a gente vai sentar, fazer um diagnóstico da real situação da nossa cidade e a partir dai iremos traçar metas visando amenizar a questão da violência em geral”, destacou a presidente do Conselho Maria Leide Brito Chaves.

 

Segundo a secretária Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, Direitos Humanos e Equidade de Colinas, Alexandra Sena, “o Conselho vem assegurar as ações que vão ser realizadas pela Secretaria, uma vez que nós elaboramos as propostas de trabalho e apresentamos ao Conselho que vai avaliar se está de acordo ou não”.

 

Presente na solenidade, o prefeito de Colinas do Tocantins, José Santana Neto, ressaltou a importância da atuação do Conselho. “Os conselhos atuam na fiscalização, deliberação, avaliação de assuntos inerentes a sua natureza. Para o governo municipal é um grande parceiro porque indica o caminho que deve ser trilhado e divide responsabilidades, assim como, colabora com a efetivação das políticas públicas”.

 

O conselho é formado por representantes de sete entidades governamentais e sete não governamentais.

 

1. Presidente: Maria Leide Brito Chaves.

1.2. Vice-Presidente: Maria do Socorro Mendes de S. Silva.

1.3. Primeira Secretária: Vânia Aparecida dos Anjos vieira.

1.4. Segunda Secretária: Sônia Leite dos Santos.

 

2. Comissões Temáticas Permanentes:

2.1. Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

Presidente: Leiliane de Souza Muller.

Relator: Alcione Maria de Oliveira.

Membro: Maria da Conceição Ferreira Frasão Nunes.

 

2.2.  Comissão dos Direitos Humanos.

Presidente: José Maria Felipe B. Mendes.

Relator: Eliane Silva Luz.

Membro: Ludmila Olímpio Maione Moreira.

Comentários (0)