Cidade de Colinas realiza Fórum sobre drogas em parceria com a Polícia Militar

O Fórum Municipal sobre Drogas, que aconteceu na manhã desta 3ª, integra o Projeto Colinas contra as Drogas, Diga sim a Vida.

Cidade de Colinas sedia Fórum sobre drogas
Descrição: Cidade de Colinas sedia Fórum sobre drogas Crédito: Ascom

O quartel da PM de Colinas do Tocantins sediou na manhã desta terça feira, 23, o Fórum Municipal sobre Drogas, atividade que integra o Projeto Colinas contra as Drogas, Diga sim a Vida. Desde o dia 15, atividades alusivas à semana nacional e estadual sobre drogas acontecem para públicos distintos. Palestras, rodas de conversa, caminhada e a formatura de alunos da rede municipal no curso do Proerd fortaleceram as discussões acerca do tema.

 

Na solenidade desta manhã, o tenente Cleuter, da Polícia Militar declarou ser importante para a PM a aproximação com a comunidade e a satisfação em sediar o evento. O Tenente destacou o Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, e a Escola de Iniciação Esportiva como projetos que colaboram com a prevenção ao uso de drogas.

 

O Projeto Colinas contra as Drogas, Diga sim a Vida é de autoria da Prefeitura de Colinas, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal Antidrogas e o Proerd. No município, a rede de atendimento ao usuário e de prevenção ao uso de drogas, com órgãos do governo municipal e parceiros, é composta pelo CAPS AD, CREAS, CRAS, Casa de Passagem, NASF, Fórum, Conselho Antidrogas, Proerd, Grupo do Amor Exigente, entre outros. Estas, e outras informações foram abordadas na palestra do advogado Bernardino Cosobeck da Costa, que falou aos participantes do Fórum.

 

A secretária de Assistência Social de Colinas, Divina Herly, destaca que as atividades de prevenção ao uso de drogas estão inseridas nos trabalhos realizados pelo Município e que trata-se de um tema delicado que deve ser trabalhado para evitar que crianças e jovens entrem neste universo prejudicial ao seu desenvolvimento. 

 

Darci Martins, presidente do Conselho Municipal Antidrogas, explicou que o organismo prima por cuidar das famílias, acompanhar usuários e traçar atividades que ajudem na erradicação das drogas. O Conselho foi instituído pela Lei Municipal 10.096/2010 e desde então está na ativa.

 

Para o prefeito de Colinas, José Santana Neto, esses trabalhos fazem a diferença no dia a dia. “Compartilhar a preocupação e a ação, no que tange ao enfrentamento das drogas com organismos sociais ajuda a tornar mais célere a disseminação dos cuidados na prevenção ao uso e abuso destas substâncias”.

 

Como forma de prevenção o Município oferece também, aulas esportivas e de incentivo a cultura, por meio da Secretaria Especial de Esportes e Lazer e da Fundação Cultural.

Comentários (0)