Cinthia espera receber doses da Janssen até sábado para iniciar mutirão de aplicação

Prefeita informou que está programado para as vacinas chegarem em Palmas até o próximo sábado, 26. Imunizantes chegaram ao Brasil hoje, 22, e precisam ser aplicados até agosto.

Crédito: Edu Fortes

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), informou em seu Twitter nesta terça-feira, 22, que as doses da vacina contra a Covid-19 da Janssen, unidade farmacêutica da Johnson & Johnson, estão previstas para chegarem à Capital até o próximo sábado, 26, para que a prefeitura inicie o mutirão de aplicação. Os imunizantes devem ser aplicados até agosto, quando expira o prazo de validade. As vacinas, que necessitam de dose única, chegaram ao Brasil na manhã de hoje, 22.

 

Conforme a prefeita, Palmas receberá metade das doses que haviam sido anunciadas anteriormente, que era um lote de 21 mil doses. Contudo, Cinthia garantiu que realizará o mutirão planejado para a aplicação das vacinas. O público-alvo, conforme a gestora havia anunciado antes da Capital ampliar a vacinação para a população em geral, serão pessoas entre 50 e 59 anos sem comorbidades. Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está vacinando o público acima de 55 anos.

 

 

O Brasil recebeu as vacinas com atraso e também metade das doses previstas. Inicialmente, a previsão era do país receber 3 milhões de doses, que estavam programadas para chegarem ao país no dia 15 deste mês, conforme havia anunciado o Ministério da Saúde. Contudo, o órgão afirmou que a farmacêutica Janssen havia adiado a entrega, mas não detalhou os motivos.

 

Após o atraso nas entregas dos imunizantes da Janssen, subsidiária do grupo Johnson & Johnson, a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a ampliação do prazo de validade da referida vacina contra a Covid-19 de três para quatro meses e meio, sob temperatura de 2ºC a 8ºC.

 

Doses chegaram hoje ao Brasil

 

O primeiro lote de de 1,5 milhão de doses da vacina chegou ao Brasil nesta terça-feira, 22, no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Para o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, "essa vacina tem a vantagem de ser dose única e, com isso, conseguimos avançar no nosso programa de imunização. A certeza é a de que até setembro teremos imunizado toda a população acima de 18 anos". O cronograma detalhado deste caminho da vacinação ainda não foi divulgado pelo Ministério.

Comentários (0)