Cinthia lamenta atraso da Janssen e diz que aguarda novas atualizações do MS

O Ministério da Saúde confirmou que a farmacêutica Janssen adiou a entrega do lote de 3 milhões de doses de imunizantes para o combate à covid-19, que chegaria ao Brasil hoje, 15

Crédito: Divulgação

Em sua conta no Instagram, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), comentou sobre o atraso da chegada de 3 milhões de doses da vacina Janssen ao Brasil. “A ampliação da vacinação para pessoas com mais de 50 anos sem comorbidades depende da chegada das vacinas da Janssen em Palmas. Esperávamos a chegada das doses no Brasil amanhã”, disse ontem, 14. 

 

Estava previsto para essas doses chegarem ao Brasil nesta terça, 15, conforme havia anunciado o Ministério da Saúde. Contudo, o mesmo órgão afirmou nesta segunda, que a farmacêutica Janssen adiou a entrega do lote para o combate à covid-19. O ministério ressaltou que a entrega das doses deve ocorrer ainda nesta semana. A pasta afirmou que a empresa não explicou os motivos ou quando o lote será enviado.

 

“Vamos aguardar novas atualizações do Ministério da Saúde. Por hora, seguimos o PNI com a aplicação da D1 (Primeira Dose) e D2 (Segunda Dose) nos públicos prioritários e aguardamos o envio de mais doses para ampliar a vacinação”, informou Cinthia.

 

Por fim, o Ministério da Saúde esclareceu que com o adiamento da entrega que ocorreria nesta segunda-feira, o desafio de garantia da logística e aplicação do imunizante fica mais complexo. No cronograma original, com a chegada para hoje, 15 , a previsão era que demorasse dois dias para começar a distribuir as doses aos estados.

 

Anvisa amplia prazo de validade da vacina da Janssen

 

Apesar do atraso nas entregas dos imunizantes da Janssen, subsidiária do grupo Johnson & Johnson, a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a ampliação do prazo de validade da referida vacina contra a covid-19 de três para quatro meses e meio, sob temperatura de 2ºC a 8ºC.

 

A aprovação ocorreu após a publicação da informação de que as doses previstas para este mês têm prazo de validade até dia 27 de junho. A decisão respondeu a um pedido da farmacêutica, protocolado no dia 10 de junho. A Janssen possui autorização para uso em caráter emergencial no Brasil.

 

Em nota, a Anvisa afirma que a medida foi baseada em “criteriosa avaliação dos dados de qualidade dos estudos que demonstrou que a vacina tende a se manter estável pelo período (4,5 meses) bem como considerou decisão da agência norte-americana (Food and Drug Administration - US FDA), que também aprovou a referida alteração em 10 de junho de 2021”.

Comentários (0)