Cinthia suspende eventos e comemorações no carnaval em Palmas após aumento de casos

Eventos estão suspensos em espaços públicos, como o Palmas Capital da Fé. Prefeita afirmou que irá solicitar ao Governo a reativação de leitos exclusivos para Covid-19

Crédito: Edu Fortes

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), informou nesta terça-feira, 11, que determinou a suspensão de eventos de qualquer natureza em espaços públicos da Capital após o expressivo aumento de novos casos de Covid-19, Dengue e Influenza. De acordo com o anúncio da gestora feito em sua conta do Twitter, a decisão foi tomada após reunião do Centro de Operações de Emergências em Saúde (COE) e define também a suspensão do Palmas Capital da Fé, além de qualquer comemoração no período do carnaval. As medidas devem ser publicadas no Diário Oficial do Município (DOM).

 

"Determinei também que seja reforçada a fiscalização de cumprimento dos protocolos sanitários em órgãos públicos e ambientes particulares de natureza coletiva, bem como a cobrança do comprovante de vacinação em eventos com mais de 200 pessoas", pontuou Cinthia.

 

Conforme a prefeita, será enviado documento ao Governo do Tocantins para solicitar a reativavação dos leitos hospitalares exclusivos para Covid-19, para somar aos leitos mantidos pela Prefeitura e possibilitar atendimento das demandas crescentes.

 

"Tais medidas só terão sucesso se houver o engajamento da população, pois é no cumprimento do papel de cada um que manteremos o comércio aberto, os empregos, a economia e a cidade seguindo seu ritmo natural, mas com a segurança da saúde pública preservada", finalizou a prefeita.

 

A demanda por atendimento nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) cresceu em 150% nas últimas semanas, reflexo do aumento de novos casos de Covid-19, de Influenza (gripe) e Dengue. Conforme o COE, responsável por monitorar o cenário epidemiológico, na semana epidemiológica 01, ou seja, a primeira de janeiro de 2022, Palmas registrou 676 novos casos de Covid-19, marca que não era alcançada desde junho de 2021, resultando numa Taxa de Contaminação de 2,33 (R 0).

 

Segundo dados do boletim epidemiológico divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a cidade de Palmas confirmou 1.117 casos de Covid-19 desde o dia 3 de janeiro.

Comentários (0)