Cinthia vistoria novos ônibus do transporte público que entram em operação em Palmas

A prefeita vistoriou os ônibus juntamente com os membros do Conselho Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Acessibilidade,Trânsito e Transporte (CMAMTT).

Crédito: Edu Fortes

Antes de entrar em operação os 10 novos ônibus, que passam a compor a frota do transporte público coletivo de passageiros em Palmas, a Prefeita Cinthia Ribeiro, juntamente com os membros do Conselho Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Acessibilidade,Trânsito e Transporte (CMAMTT), vistoriou os veículos no final da tarde desta sexta-feira, 14.

 

A vistoria aconteceu na parte Norte da Avenida Teotônio Segurado, em frente a sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), onde os 10 ônibus estavam enfileirados. Após uma breve explanação sobre o Sistema de Transporte em Palmas, pelo Seturb, a prefeita, a presidente do conselho Welere Barbosa, e os conselheiros andaram nos novos ônibus até a estação Xambioá em frente ao supermercado Big. 

 

Os 10 novos ônibus fazem parte da deliberação votada em assembleia pelo CMAMTT, quando foi definida o novo cálculo tarifário para 2019. Com a entrada em operação desses 10 novos ônibus, a frota que conta com 190 veículos, agora passa a ter destes 53,2% equipados com ar-condicionado e 100% com sistema de acessibilidade a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Os veículos também são 100% monitorado em tempo real, com reconhecimento facial e bilhetagem eletrônica.

 

“Eu não tenho nenhum receio de dizer que Palmas possui sim um bom sistema de transporte público. Mais de 50% da frota possui ar-condicionado, 98% das viagens chegam no tempo determinado, é possível percorrer um raio de cerca de 75 km com o mesmo bilhete, e a nossa tarifa é justa, pois além de ter aumentado somente dez centavos ainda conseguimos 10 ônibus novos, que substituem àqueles com maior tempo de uso”, destacou a prefeita, que acrescentou ainda a atuação do Conselho.  “Isso só foi possível graças ao trabalho responsável do Conselho Municipal de Acessibilidade, Trânsito e Transporte que cumpre importante função na definição do que é melhor para os usuários do transporte público da nossa Capital. Ao vistoriar os novos ônibus, representando o poder concedente, fico satisfeita em constatar que estamos entregando à população um bom serviço, que, claro, sempre pode melhorar e ser aperfeiçoado. Tenho certeza que estamos no caminho certo”.

 

A Prefeitua afirma que Palmas conta com uma frota de idade média de cinco anos, abaixo da média nacional que é de 5,6. Já a frota de Curitiba, referência no transporte público do Brasil, tem em média 7,8 anos. Mesmo com a substituição de 10 veículos, o reajuste da tarifa ficou abaixo do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que encerrou 2018 em 3,75%.

 

Fiscalização

 

Para garantir o cumprimento dos horários e rotas e aferir as condições dos veículos, diariamente, a gestão assegura que agentes de Trânsito e transporte fazem fiscalização no transporte público.  "Anualmente, todos os veículos do sistema passam por vistoria, quando são averiguadas as condições mecânicas, elétricas e de conservação" diz a prefeitura.

 

 CMAMTT

 

Criado pela Lei nº 2.332, de 17 de julho de 2017, o CMAMTT é constituído por 39 membros que representam diversos setores da sociedade, como estudantes, associação de moradores, órgãos públicos e instituições, entre eles o Ministério Público Estadual (MPE), Defensoria Pública do Estado (DPE-TO), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a própria Prefeitura, sindicatos patronal e de trabalhadores do setor, com igual número de suplentes.

Comentários (0)