Circo Os Kaco promove intercâmbio entre circos do Tocantins e São Paulo

O intercâmbio permitirá a troca de experiências sobre a importância da arte na formação dos jovens, promovendo práticas de organização coletiva e cooperativa entre os circos sociais.

A Fabulosa Charanga dos Excêntricos
Descrição: A Fabulosa Charanga dos Excêntricos Crédito: Divulgação

InterCirco é um projeto de intercâmbio que traz o Circo Teatro Palombar, da cidade de São Paulo, para oferecer encontros em Taquaruçu durante o mês de setembro. O intercâmbio permitirá a troca de experiências sobre a importância da arte na formação dos jovens, promovendo práticas de organização coletiva e cooperativa entre os circos sociais. O projeto é idealizado e realizado pela Associação Cia Os Kaco e tem o patrocínio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, Promic 2017, por meio da Fundação Cultural de Palmas. Ao longo do intercâmbio serão realizados 3 workshops - Palhaço excêntrico musical, Circo teatro e Gestão de coletivos e ainda duas sessões do espetáculo “A fabulosa charanga dos excêntricos”, do grupo paulistano. 

 

Os espetáculos serão apresentados no dia 16 de setembro às 10h, na ETI Prof. Fidêncio Bogo e dia 17 de setembro às 9h na ETI Prof. Sueli Pereira de Almeida Reche. Já os workshops são gratuitos e acontecerão nos dias 18, 19 e 20 de setembro, com seis horas-aulas por dia, na sede do Circo Os Kaco. Os workshops são voltados exclusivamente para profissionais da área de circo atuantes no Tocantins e oferecerão 20 vagas. Inscrições podem ser solicitadas até o dia 10 de setembro pelo email comunicacirco@gmail.com

 

O Grupo Circo Teatro Palombar nasceu em julho de 2012, a partir do processo de formação artística realizado pelo Instituto Pombas Urbanas no bairro Cidade Tiradentes da cidade de São Paulo e faz parte de uma geração de grupos circenses formados em escolas de Circo Social. Hoje é um coletivo que mantém processos cooperativos e contínuos de pesquisa e criação. O grupo também desenvolve um trabalho de formação de crianças e jovens a partir dos conceitos do Circo Social.

 

O Circo Os Kaco foi fundado em 2009 e constituiu-se como associação em dezembro de 2014. Desenvolvendo atividades desde sua fundação, realiza trabalhos itinerantes por diversos estados do país, fixando sua sede no Tocantins em 2013. No ano de 2014 alcançam o reconhecimento enquanto Circo Social e efetivam sua participação na rede Circo do Mundo do Brasil, que articula com mais de 20 organizações do país e do mundo, incluindo o Cirque Du Soleil, em torno do conceito e da metodologia do  Circo Social. Para maiores informações acessar o site: www.oskaco.com.br.

 

O projeto de intercâmbio, com as ações de formação realizadas para os jovens atuantes no circo dentro do estado, terão como resultado uma melhor qualificação dos artistas circenses para atuar no mercado de trabalho, impactando de forma positiva no desenvolvimento social e geração de renda dos envolvidos. Ao todo, o projeto beneficiará aproximadamente 1000 pessoas da comunidade.

Comentários (0)