Colinas quebra prioridades e vacina veterinários da Adapec antes de idosos

Uma denúncia enviada ao Portal na tarde de ontem, 9, traz a informação de que o grupo da Adapec solicitou, via ofício, a vacinação à prefeitura de Colinas e foi atendido

Foto compartilhada pelos servidores da Adapec para "comemorar" a vacinação.
Descrição: Foto compartilhada pelos servidores da Adapec para "comemorar" a vacinação. Crédito: Divulgação

Os idosos moradores de Colinas, que têm direito à vacinação prioritária, ainda não começaram a ser vacinados por faixa etária contra a Covid-19, mas um grupo de veterinários da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) teve prioridade para ser vacinado junto com os profissionais de saúde da linha de frente de combate à doença.

 

A denúncia chegou ao T1 Notícias na tarde de ontem, terça-feira, 9, acompanhada de uma foto e da informação de que o grupo solicitou, via ofício, a vacinação à prefeitura e foi atendido. Consultado, o Ministério Público, promotoria de Colinas, ainda não havia recebido a denúncia.

 

Segundo informações da própria prefeitura, comandada pelo prefeito Josemar Carlos Casarin, o Dr. Kasarin, odontólogo, até ontem, 9, ao todo, 300 pessoas haviam sido vacinadas no município. Dessas, apenas oito com mais de 60 anos, institucionalizadas, e 292 profissionais da área de saúde.

 

Colinas conta, atualmente, com 98 casos ativos e 49 óbitos registrados, com um total de mais de 5 mil casos registrados, conforme informações do boletim epidemiológico municipal de ontem, 9.

 

Prefeitura só respondeu o questionamento após publicação da matéria

 

Demandada por e-mail e procurada duas vezes por telefone, a prefeitura de Colinas só respondeu pelo ato de quebrar a ordem prioritária para vacinar os veterinários após a publicação da matéria.

 

Confira a nota da prefeitura de Colinas encaminhada ao Portal na íntegra:

 

A Prefeitura de Colinas do Tocantins, por meio da Secretaria de Saúde esclarece que, todos os profissionais da linha de frente da Covid-19, no município já foram vacinadas. O município recebeu 447 doses da 1ª fase, até esta data, 10/02, destas 10 foram para idosos institucionalizados. Como os profissionais da linha de frente já foram todos vacinados, conforme disponibilidade de doses, foi possível contemplar outros profissionais da rede pública e privada.

 

E a Central de Imunização segue como orientação, o plano do Ministério da Saúde (MS), que deixa claro no anexo I, página 26, que outros profissionais da saúde podem ser vacinados, como terapeutas, nutricionistas, odontólogos e reafirma também a necessidade da vacinação do médico veterinário, como é o caso dos atuantes na Adapec.  Em anexo segue na íntegra, trecho do documento.

 

Além disso, esclarecemos que o veterinário é considerado profissional da saúde, pela resolução 287, de 08 de outubro de 1998. A Central de Imunização realiza a vacinação, tanto com orientações do plano municipal, MS, como também do plano do Governo do Estado, e que a Secretaria de Saúde do Estado, está a par da imunização no município.

 

Nesta semana, a Prefeitura irá receber doses destinadas aos idosos, contemplados na segunda fase da vacinação, conforme faixa etária estabelecida, pelo Ministério da Saúde e seguirá plano conforme os critérios.

 

Informe técnico do Ministério da Saúde

 

O documento citado pela prefeitura corresponde ao informe técnico divulgado pelo Ministério da Saúde (MS) quando as primeiras vacinas contra a Covid-19 foram distribuídas aos estados. No documento, consta como ordem de prioridade os profissionais de saúde na linha de frente no enfrentamento à Covid-19. Os demais profissionais de saúde entram como prioridade apenas no final da lista, como pode ser conferido neste link. O informe técnico completo pode ser consultado aqui.

 

A Secretaria de Estado da Saúde também foi demanda sobre o acompanhamento da execução do cronograma de vacinas pelos municípios e encaminhou nota, que segue na íntegra:

 

Nota à Imprensa - SES

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que realiza a distribuição dos imunizantes, em conformidade com as recomendações do Ministério da Saúde (MS).

 

A SES destaca que não corrobora com a vacinação de pessoas fora dos grupos prioritários estabelecidos pelo MS (idosos, trabalhadores da saúde na linha de frente de combate à Covid-19 e indígenas) e que a fiscalização do cumprimento do Plano Nacional de Vacinação é feito pelos órgãos de controle (Ministérios Públicos Federal e Estadual, Tribunais de Contas da União e do Estado do Tocantins, além do próprio MS).

 

A Adapec encaminhou nota ao Portal, afirmando que "respeita a lista de prioridades estabelecidas no Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação do Ministério da Saúde (MS), onde primeiro consta os idosos, trabalhadores da saúde na linha de frente de combate à Covid-19 e indígenas".​ Veja na íntegra:

 

Nota à Imprensa - Agência de Defesa Agropecuária (Adapec)

 

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) esclarece que recebeu com surpresa a notícia veiculada na mídia sobre a vacinação de cinco médicos veterinários contra à Covid-19, no município de Colinas do Tocantins. Informa ainda que, mesmo a categoria pleiteando a inserção no grupo prioritário e justificando a necessidade do imunizante, a Agência respeita a lista de prioridades estabelecidas no Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação do Ministério da Saúde (MS), onde primeiro consta os idosos, trabalhadores da saúde na linha de frente de combate à Covid-19 e indígenas).​

Comentários (0)