Colinas realiza Conferência Municipal de Saúde com mais de 200 participantes

Contando com mais de 200 participantes, a Conferência Municipal de Saúde, realizada pela Prefeitura de Colinas do Tocantins teve início nesta quarta-feira, 24.

Conferência Municipal de Saúde em Colinas
Descrição: Conferência Municipal de Saúde em Colinas Crédito: Ascom

Mais de 200 pessoas se inscreveram para participar da 6ª Conferência de Saúde de Colinas do Tocantins, que teve início na noite desta quarta-feira, 24, no Rotary Club. A mobilização foi feita junto às associações e entidades de segmentos diversos que demostraram interesse em debater as políticas públicas de saúde no município. Do evento, 12 delegados serão escolhidos para participar da conferência estadual com as propostas que poderão contribuir para a conferência nacional.

 

O Município de Colinas conta hoje com 10 unidades de saúde, dois Nasf, um Caps, um Caps AD III, um centro de fisioterapia, um CEO, um Hospital e um Centro de Zoonose. A perspectiva é de que a rede municipal de saúde aumente com a implantação de três academias ao ar livre e com a construção de mais seis unidades de saúde. Parte do Hospital Municipal passa por reforma para melhor atender aos servidores e aos usuários dos serviços. A rede municipal reforçou sua equipe e dispõe de atendimento especializado de urologia, neurologia, pediatria, ginecologia, ortopedia e psiquiatria, o Governo Estadual vem colaborando com este cenário.

 

A presidente da Câmara de Vereadores de Colinas, Raimunda Almeida, parabenizou a equipe organizadora do evento pela sua realização e disse estar feliz por participar do evento que mobilizou a sociedade em todas as esferas para juntos discutir propostas para a saúde. O secretário de Saúde e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcos Augusto, fez uma breve apresentação sobre o conceito de saúde definido pela Organização Mundial de Saúde, que descreve saúde como um conjunto de fatores associados a qualidade de vida e bem estar. Ele apresentou a rede municipal de saúde e projetos futuros.

 

Sobre a saúde pública, tema desta edição da Conferência, o prefeito de Colinas, José Santana Neto, destacou que o modelo de saúde pública brasileiro é muito jovem e é necessário que se lute muito por ele e que se contribua para seu amadurecimento porque ele prevê a universalização dos serviços a todos os cidadãos que estiverem em território brasileiro.

 

A Conferência aborda este ano o tema “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do povo Brasileiro”. O evento será encerrado na tarde desta quinta-feira, 25, e consta em sua programação a nova eleição do Conselho Municipal de Saúde.

Comentários (0)