Com estádio interditado desde sexta, Hector diz que patrocinadores farão reforma

Secretário garante que obras serão executadas por patrocinadores: Energisa, EHL, OI, Odebrecht/Saneatins, Sanear. Parte elétrica por exemplo tem que ser quase toda refeita para garantir iluminação...

Secretário dos Jogos Mundiais Indígenas
Descrição: Secretário dos Jogos Mundiais Indígenas Crédito: Bonifácio/T1Notícias

O Estádio Nilton Santos, em Palmas, está interditado para qualquer tipo de evento esportivo, artístico e cultural pelos próximos 120 dias, visando a realização dos Jogos Mundiais Indígenas. Segundo o secretário dos Jogos Indígenas, Hector Valente Franco, as obras de recuperação e reforma da área no entorno e dentro do estádio estão avançando conforme previsto e estão sendo realizadas por patrocinadores e parceiros do município.

 

O secretário afirmou em entrevista ao T1 Notícias que “toda a região próxima ao estádio está em obras. Do outro lado do rio até o estádio, que compreende a vila, está passando sendo feito terraplanagem, água esgoto, energia, estacionamento”, entre outras obras de infraestrutura, que segundo Hector Franco, está seguindo o cronograma previsto. Informação sobre interdição foi publicado no Diário Oficial do município na última quinta-feira, 18.

 

O secretário disse ainda que uma parte do estádio já estaria interditado por não estar em conformidade com  normas do Corpo de Bombeiros. “O gramado também não estava adequado. Então vamos deixar tudo ajustado para as necessidades dos jogos”, disse Hector.

 

 

Obras estão sendo realizadas por parceiros

Hector Franco disse que todas as obras no estádio estão sendo realizadas através Secretaria Municipal Extraordinária dos Jogos Indígenas, com acompanhamento da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, por patrocinadores e apoiadores, que segundo ele são parceiros da prefeitura no evento. 

 

A empresa Odebrecht Ambiental estaria responsável pela instalação da rede de água, a Energisa pelo fornecimento de energia, a empresa OI/AS estaria responsável pela instalação da rede de fibra óptica e assim por diante.  A prefeitura, segundo Hector, dará a “contrapartida de imagem” aos parceiros. Propagandas, divulgação, e os nomes das empresas vinculados a todo tipo de canal de comunicação da prefeitura sobre os Jogos Mundiais Indígenas.

 

Cronograma das obras

O secretário afirmou que está trabalhando com dois cronogramas e que a primeira etapa deve ser finalizada em meados de agosto. Segundo Hector Franco, a terraplanagem está concluída.

 

“A pavimentação, pintura e energia estão sendo colocadas. Amanhã começa a parte de rede subterrânea para a instalação das fibras ópticas”, disse Hector. “A gente acredita que a última parte dessas obras que é a parte de urbanização e jardinagem esteja pronto até meados de agosto”.

 

Conforme foi dito pelo secretário, o Ministério dos Esportes está responsável pela grande estrutura do evento, como a arena, praça de alimentação, feira de artesanato. Essa estrutura é provisória,  as reformas e outras obras relacionadas aos jogos, são consideradas pelo secretário como “legado para a cidade”.

 

“A gente tem um cronograma de trabalho e ele pode ser consultado na secretaria de Infraestrutura por qualquer pessoa, e nós temos a absoluta segurança de que tudo será feito como esperado”, garantiu o secretário.

 

Estrutura para acomodar atletas e turistas

Em relação ao cancelamento da construção da grande estrutura denominada Rosa dos Ventos, que faria parte da infraestrutura para acomodar os atletas indígenas, o secretário disse que a própria delegação dos indígenas brasileiros “pediram para ficar em uma aldeia”, que está sendo construída do outro lado do lago.

 

O secretário afirmou que o projeto será aproveitado e será transformado em um centro de convenções para a cidade. Questionado pelo T1 sobre a necessidade de mais um centro de convenções, Hector justificou: “eu acho que a cidade está crescendo e precisa de novas estruturas”.

 

Houve algumas mudanças ao longo da execução do projeto. De acordo com o secretário, foram feitas algumas adequações. O município ficou responsável por entregar a infraestrutura de segurança, transporte e hospedagens, por exemplo. No entanto, a estrutura maior foi assumida pelo Ministério dos Esportes.

 

Quanto a hospedagem dos atletas das delegações dos demais países, Hector informou que quatro escolas de tempo integral serão disponibilizadas. “As escolas de tempo integral tem uma excelente estrutura para acomodar os atletas”, disse o secretário.

 

Hector disse acreditar que Palmas deve comportar todos os visitantes para os jogos. Segundo ele, estão sendo feitos “ampliações e alternativas” de hospedagens. “O município está monitorando essa questão”, afirmou. Ele acrescentou ainda que há possibilidade da construção de um hotel quatro estrelas provisório, “caso a gente perceba que há necessidade”.

 

Comentários (0)