Com maquinário chegando TerraClean assume nesta segunda coleta do lixo em Palmas

Garantindo manter a rotina da coleta na Capital, Terra Clean assume operação a partir desta segunda-feira, 15, com cinco caminhões. Outros equipamentos estão previstos para chegar até quarta-feira, 17

Caminhões chegam a Palmas
Descrição: Caminhões chegam a Palmas Crédito: Lourenço Bonifácio/T1

 

A empresa que assume a coleta do lixo em Palmas nesta segunda-feira, 15, a Terra Clean, de São José dos Campos iniciará a execução do contrato emergencial assinado com a Prefeitura de Palmas com cinco caminhões, enquanto aguarda a chegada do restante do maquinário necessário. As informações são do seu diretor, Wagner Scolástico em entrevista ao T1 Noticias no último sábado, 13, por telefone.

 

“Já temos cinco caminhões adesivados em Palmas. Compramos um compactador 0 Km,  e até na quarta-feira devo ter mais duas varredeiras e três caminhões chegando”, adiantou ele. Segundo Wagner Scolástico, ainda no sábado, seu irmão, que é um dos sócios proprietários da empresa, Kepler Scolástico, percorreu a cidade com o chefe dos motoristas da Litucera, contratado pela Terra Clean, para conhecer como estava funcionando a operação da coleta do lixo.

 

A rotina da coleta não será alterada. “A coleta será mantida nos mesmos dias, nas quadras, conforme já funcionava. Na segunda mesmo começamos a coletar”, garantiu.

 

O secretario de Infra Estrutura e Serviços Urbanos, Marcílio Ávila disse ao T1 Notícias também no sábado, 13, que fará nesta segunda a inspeção  no maquinário da empresa para que ela comece os serviços. Até sábado, a coleta foi feita pela empresa Litucera. “Não temos o que reclamar, o Edson foi extremamente ético, garantiu o trabalho até o último dia e está nos entregando a cidade limpa”, disse Ávila.

 

Quem é a Terra Clean

 

Segundo Wagner Scolástico, a Terra Clean é de São José dos Campos e tem um contrato direto apenas de coleta do lixo, em Cachoeira Paulista, no interior de São Paulo. Como empresa terceirizada a Terra Clean atua com dois contratos, segundo Scolástico: no centro de São Paulo, onde atende através da empresa Inova e em Salto Grande, onde é terceirizada da KS.

 

Apesar da pequena experiência como pessoa jurídica em serviços de roçagem, varrição e coleta de lixo, Wagner Scolástico destacou a experiência do sócio principal da empresa, Kepler Scolástico, seu irmão.

 

“O Kepler está neste ramo há 33 anos. Ele é sócio da Terra Clean e funcionário da Inova. No centro de São Paulo ele comanda uma operação bem maior do que a que teremos em Palmas”, justificou. Lá, conforme Wagner, o irmão, Kepler comanda 2.600 homens. “Há 15 anos ele faz o centro de São Paulo, entra e sai governador e eles não aceitam que ele seja substituído. Quando houve troca de empresa, exigiram que ele fosse recontratado”, conta.

 

Dois fiscais da empresa que atuam em SP vieram a Pamas, segundo Wagner Scolástico, para treinar o pessoal que trabalhará na capital. “Estamos trazendo mais caminhões e vamos melhorar a qualidade do serviço com a experiência que o Kepler tem”, assegura.

 

Questionado quando a empresa foi criada, e desde quando atua no ramo, Scolástico não soube precisar. “Ah, isso aí eu teria que verificar no contrato par você”, disse. “A gente atua com contratos pontuais”.

 

Diretor, e não sócio da empresa, Wagner Scolástico é quem comandará diretamente a operação em Palmas. “Ficarei até treinar alguém com capacidade para tocar”, disse. Sua experiência, segundo conta, é mais específica na área de resíduos. “Fiz um grande trabalho em Curitiba, no Paraná, com coleta seletiva entre 1999 e 2000, um trabalho que é exemplo para o Brasil”, finalizou.

 

Domingo sem coleta

 

A Terra Clean começa a operar nesta segunda-feira, com a responsabilidade de atualizar a coleta de domingo, que não foi feita. Aos domingos, conforme cronograma anterior, da Litucera, era feita a coleta nas feiras populares e nas praias.

Comentários (0)