Com tambores, Sússia e capoeira, povo de Axé comemorará dia da Consciência Negra

Na programação, saudações dos Babalorixás e Yalorixás, Tambores, roda de capoeira, apresentação de Sússia, oficina de Turbantes com o Instituto Crespas e música ao vivo

Evento é realizado pela Federação das Casas de Culto de Matriz Afro-Brasileira
Descrição: Evento é realizado pela Federação das Casas de Culto de Matriz Afro-Brasileira Crédito: Divulgação

Com o tema “Quem é de Axé diz que é” a Semana da Consciência Negra que está sendo promovida pela Federação das Casas de Culto de Matriz Afro-Brasileira (FECCAMTO) realiza no dia 20 de novembro, segunda-feira, um ato público pelo Respeito aos povos tradicionais e cultos de Matriz Africana, a partir das 17 horas, no Parque Cesamar, em Palmas. 

 

Na programação, saudações dos Babalorixás e Yalorixás, Tambores, roda de capoeira, apresentação de Sússia, oficina de Turbantes com o Instituto Crespas e música ao vivo.

 

A Semana da Consciência Negra começou no dia 13 deste mês com a Mostra de Cinema Africana e segue com programação até a próxima terça-feira, 21, com a Roda de Conversa - Quem é de Axé diz que é: Visibilidade, Direitos Expressão de Fé dos Povos Tradicionais, das 14h às 17h30, no auditório da Defensoria Pública.

 

Dia Nacional da Consciência Negra 

 

O dia da consciência negra é comemorado em todo o Brasil no dia 20 de novembro, e a FECCAMTO defende que não deveria existir um dia da consciência negra e sim um dia para que as pessoas tomem consciência dos vários tipos de discriminação aos quais os negros, seus descendentes, e tudo aquilo que está ligado à sua expressão de cultura e religiosidade estão submetidos diariamente.

 

A programação da Semana da Consciência negra: Quem é de Axé diz que é, é uma iniciativa da Federação das Casas de Culto de Matriz Afro-Brasileira (FECCAMTO) e conta com a parceria Prefeitura de Palmas - Secretaria de Desenvolvimento Social - Superintendência de Direitos Humanos, Fundação Cultural, Defensoria Pública do Estado do Tocantins, UFT – PROEX, Instituto Crespas e Public.

 

Federação das Casas de Culto de Matriz Afro-Brasileira -  criada no mês de agosto, tem como presidente - Iya Ifalorè Efuntolá Aniserè (Roberta de Osoguiã) do Culto a Orisà, da casa Branca da Serra; e o Pai Gil, da tenda de Caboclo, como vice-presidente.

 

Semana da Consciência Negra - Quem é de Axé, diz que é!

 

Dia 20/11 - Ato Público pelo Respeito aos povos tradicionais e cultos de Matriz Africana Local - Parque Cesamar Horário: A partir das 17hs: Programação: Saudações dos Babalorixás e Yalorixás, Tambores, Roda de Capoeira, Apresentação de Sússia, Oficina de Turbantes com o Instituto Crespas e Música ao vivo;

 

Dia 21/11 - Roda de Conversa - Quem é de Axé diz que é: Visibilidade, Direitos Expressão de Fé dos Povos Tradicionais Local: Auditório da Defensoria Pública Horário: 14hs as 17h30.

 

Palestrantes:

 

Culto tradicional e a Diáspora: um olhar sobre a fé nos Orixás e sua expansão no Brasil - Bàbálawó Ifayomi Adèlonán Eegunjobi Ayelabola Oso – Iyami

 

Mapeamento das casas de culto de Matriz Africana em Palmas - Marcos Zimmermann - Superintendente do Iphan - TO (Palmas)

 

Ritos e Oferendas no Candomblé - Prof. Mírian Nankedy Tesseroli

 

Tambor de Mina em Palmas - Pai Luzivaldo de Omolu (Ilê de Omolù - Palmas) 

 

Umbanda Sagrada - Pai Gil -  Tenda do Caboclo – Palmas

 

Fortalecimento do Povo de Axé - O papel da Federação - Yá Ifalorè Efuntolá Aniseré - Roberta de Osoguiã - Ilè Asè Funfún Osoguiã -  Casa Branca da Serra

 

Convidados:

 

Defensora Pública e Coordenadora do NUDH: Luciana Costa da Silva

 

Mãe Iza de Omolú - Ilè Asé Omo Sile

 

Pai Edmilson de Logun Edé - Canzuá Nossa Senhora da Conceição

 

Homenagem: Mãe Iza de Oyá - Yalorixá mais antiga de Palmas

 

Comentários (0)