Com volta às aulas, equipe de trânsito alerta sobre cuidado em portas de escolas

A programação acontece durante toda a semana, nas unidades de ensino Cmei – Cantinho do Saber, Arse 65; Cmei – Pequeno Príncipe, Arno 43; Cmei – Sementes do Amanhã, Arso 61

A programação acontece durante toda a semana
Descrição: A programação acontece durante toda a semana Crédito: Divulgação

Com a volta às aulas, a equipe de educação para o trânsito da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) percorre escolas públicas e particulares da Capital e chama a atenção, principalmente, dos pais para alguns cuidados necessários a fim de garantir a segurança das crianças no trânsito e o melhor tráfego nas portas das unidades de ensino.

 

A ação educativa teve início na manhã dessa segunda-feira, 5, na Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, localizada na Arse 132.  Já à tarde, a ação foi realizada na Escola Adventista, na Arse 24. A programação acontece durante toda a semana, nas unidades de ensino Cmei – Cantinho do Saber, Arse 65; Cmei – Pequeno Príncipe, Arno 43; Cmei – Sementes do Amanhã, Arso 61.

 

O gerente de Educação para o Trânsito, Celestino Morais Pessoa, falou da importância de intensificar as ações educativas com o público infantil. “Vamos orientar os alunos, para eles repassarem aos seus pais os conhecimentos sobre os cuidados essenciais na segurança durante o trajeto de ida e volta à escola. São conhecimentos básicos, mas que as crianças levam para a vida toda”.

 

Nas ações, a recomendação para os pais é a utilização do equipamento de segurança adequado para cada idade. O Código de Trânsito Brasileiro determina que bebê de zero a um ano seja transportado somente no bebê conforto, nunca no colo. Crianças de um a quatro anos devem utilizar a cadeirinha, e de quatro até os sete anos e meio devem ser transportadas no assento de elevação. A melhor posição da cadeirinha é no meio do banco traseiro do veículo. E a partir dessa idade, a criança deve ser transportada no banco de trás até os 10 anos e sempre com o uso do cinto de segurança.

 

Uma das recomendações da equipe de educação para o trânsito é que nas proximidades das escolas, é importante que o condutor reduza a velocidade e nunca pare formando fila dupla, pois isso dificulta a fluidez do trânsito na porta das escolas. “Estamos realizando essa campanha devido às constantes reclamações de desrespeitos às Leis de Trânsito que são praticados nas portas das escolas. Dentre elas, a mais comum é estacionar em fila dupla, um dos fatores que provocam maior congestionamento na porta das escolas”, lembra o gerente.

 

Outra recomendação importante aos pais e aos alunos é o respeito à faixa de pedestre e à travessia correta. Além de paciência e da gentileza ao dirigir, pontos que, segundo Celestino Pessoa, são fundamentais para um trânsito melhor.

Comentários (0)