Começa o plantio de dez mil mudas em área degradada na região do Taquaruçu Grande

A ação acontece até o dia 18 na região de Taquaruçu Grande. A parceria prevê ainda até o final do ano o plantio de 50 mil mudas nativas em outras regiões do Tocantins

 Governo e ONG 8 Billion Trees realizam o plantio de 10 mil mudas de árvores
Descrição: Governo e ONG 8 Billion Trees realizam o plantio de 10 mil mudas de árvores Crédito: Divulgação

Uma importante parceria entre o Governo do Tocantins e a Organização Não Governamental (ONG) norte americana 8 Billion Trees vai mudar a paisagem da região do Taquaruçu Grande, em Palmas, com a implementação do projeto de restauração de área degradada. Na manhã desta terça-feira, 14, uma força-tarefa, conduzida pela ONG, por meio da empresa terceirizada K3 Consultoria Ambiental, e representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), realizou o plantio de dez mil mudas de árvores nativas na região, inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) Serra de Lajeado. O mutirão segue até o dia 18 de janeiro.

 

Inicialmente serão três propriedades beneficiadas com este plantio, que contempla ainda o projeto de Restauração Ecológica e Econômica em Áreas Degradadas e Alteradas no Estado do Tocantins (Restaura-TO), executado pelo órgão rural. Neste projeto, coordenado pelo engenheiro florestal, Ricardo Haidar, foram feitos o preparo das áreas para o recebimento das mudas e sementes.

 

Para a ONG 8 Billion Trees, além dessa ação, a expectativa é o plantio de 50 mil árvores em distintas regiões do Tocantins, incluindo os parques estaduais do Cantão e Lajeado e a área quilombola Barra da Aroeira. Para isso, pretendem também investir na reestruturação do Viveiro Florestal que já está instalado no Parque Estadual do Lajeado, em Palmas, que servirá para a produção das mudas.

 

O CEO da ONG, Jon Chambers, veio ao Tocantins para acompanhar de perto o trabalho de restauração, fala sobre essa parceria. “O programa é bem sucedido porque os pequenos proprietários entendem a necessidade, o governo se movimenta para produzir as mudas e a gente entra com o custeio da mão-de-obra em todo o processo de plantio. Então é uma importante parceria que está reconstruindo o ecossistema q foi destruído e ainda favorece na criação de novos empregos para a comunidade”, disse.

 

“Hoje nós somos a única empresa internacional americana que está com esse convênio direto, e pondo a mão na massa em conjunto com vocês [Governo], fazendo a planta ir para o chão. Estamos produzindo vídeos que vão ser transmitido no mundo inteiro e, estrategicamente, isso vai dar mais visibilidade ao projeto de parceria com o governo, atraindo novos investidores e oportunidades para o Estado”, reforçou.

 

Para Rui Bucar, proprietário da Estância Marina, que está recebendo o primeiro plantio, esta é uma oportunidade de mostrar todo o esforço do chacareiro em cuidar da região que é responsável pelo abastecimento de água de Palmas.

 

8 Billion Trees

 

A 8 Billion Trees apoia o plantio de árvores em todo o mundo, fornecendo ajuda financeira a vários grupos e instituições de caridade. Além disso, também financia a conservação das florestas existentes para ajudar a proteger os animais que estão em grave perigo de destruição de habitat.

 

Até o momento, a empresa já plantou mais de 644.212 árvores em todo o mundo e apoia a conservação de mais de 83 mil acres de floresta existente. Além disso, financia um Centro de Conservação da Vida Selvagem próximo à Floresta Amazônica, onde salva animais feridos.  Acesse o site da instituição: https://8billiontrees.com/

Comentários (0)