Começa projeto de encoleiramento de cães para o controle do Calazar

O encoleiramento de cães pelo Ministério da Saúde, visando reduzir a infecção em humanos e a morte de cães pela eutanásia já teve início em Araguaína do Tocantins. A meta é uma ação inédita, que englobará 12 cidades em sete Estados brasileiros, nas q

Araguaína do Tocantins
Descrição: Araguaína do Tocantins Crédito: Lourenço Bonifácio

Araguaína foi contemplada com uma estratégia inédita, para combater o avanço da leishmaniose visceral no Brasil (Calazar). Trata-se do projeto-piloto do Programa Federal de Controle da Leishmaniose Visceral (Calazar), cujo objetivo é um encoleiramento de cães com coleiras impregnadas com deltametrina a 4%, principio ativo repelente e inseticida recomendado pela Organização Mundial da Saúde como uma das principais formas de controle da doença. A coleira é indicada para o controle dos insetos transmissores da leishmaniose (flebotomíneos), moscas e como auxiliar no controle de carrapatos e pulgas.

A cidade foi analisada pelo Ministério da Saúde e escolhida de acordo com a gravidade da doença em humanos. De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses – CCZ, de Araguaína, órgão responsável pelo controle de agravos e doenças transmitidas por animais, em 2011 foram confirmados 171 casos humanos, com 07 óbitos. A realização de 3.946 exames preventivos em cães na cidade, em 2011, diagnosticaram 54% casos caninos positivos.

“Nesse primeiro momento a cidade foi dividida em 2 áreas com características epidemiológicas semelhantes. Uma área receberá encoleiramento de 100% dos cães; o outro é classificado como controle da doença. As duas áreas serão intensamente monitoradas, explica a Drª Rosângela Magalhães Nunes, Diretora de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína .

Os bairros contemplados para o encoleiramento em massa foram sorteados pelo Ministério da Saúde e serão: Aeroporto de Araguaína, Aeroviário, Alto Bonito, Bairro de Fátima, Eldorado, São João, Senador, Balneário Jacuba, Barra da Grota, Beira Lago, Belo Horizonte, Centro, Céu Azul, Dona Nélcia, Frimar, JK, Jardim América, Jardim Belo, Jardim das Palmeiras, Jardim das Palmeiras do Norte, Jardim Esplanada, Jardim Filadélfia, Jardim Itatiaia, Jardim Paraíso, Jardim Paulista, Jardim Pedra Alta, Jardim Santa Helena, Jardim Santa Mônica, Jorge Iunes, Monte Sinai, Nova Araguaína, Olyntho Hotel, Parque Primavera, Residencial Veneza, São Miguel, Setor Aeroporto, Setor Alaska, Setor Anhanguera, Setor Carajás, Setor Cruzeiro, Setor Itaipú, Setor Martim Jorge, Setor Oeste, Setor Palmas, Setor Santa Terezinha, Setor Tiúba, Setor Urbano, Setor Vitória, Tecnorte, Vila Aliança, Vila Azul, Vila Bragantina, Vila Nova, Xixebal. Cerca de 5.000 cães receberão a coleira em Araguaína.

Para Marco Castro, profissional da saúde e gerente de Produtos da MSD Saúde Animal, esse projeto é uma grande esperança para os proprietários de cães e para o serviço público, uma forma de ficarmos menos dependentes da eutanásia de cães, que é hoje a principal estratégia de combate à leishmaniose visceral no Brasil. ”A Leishmaniose Visceral é um problema de saúde pública. A coleira à base de deltametrina a 4 % repele e mata o mosquito transmissor da leishmaniose e a conscientização do uso da coleira é fundamental para controlar a expansão da doença”, completa Marco Castro.

Combate

O projeto-piloto do Programa Federal de Controle da Leishmaniose Visceral (Calazar) é uma ação inédita no mundo, que englobará 12 cidades em sete Estados brasileiros, nas quais bairros com transmissão intensa de leishmaniose visceral em humanos serão escolhidos para o estudo. Os estados já estão definidos - Piauí, Mato Grosso do Sul, Pará, Ceará, Maranhão, Tocantins e Minas Gerais -, e as cidades estão sendo avaliadas pelo Ministério da Saúde e serão contempladas inicialmente as regiões mais críticas da doença em humanos.

As coleiras serão distribuídas gratuitamente pelo governo, de casa em casa, acompanhadas por um exame de sangue de rotina, realizado regulamente para diagnosticar a evolução da doença na comunidade canina. As coleiras serão trocadas a cada 6 meses, a previsão do estudo é de 2,5 anos. No final do projeto piloto, os bairros controle também receberão a coleira. O encoleiramento em Araguaína terá início no dia 13 de setembro de 2012.

 

Comentários (0)