Comerciantes de Gurupi são treinados sobre manipulação de alimentos

Outra motivação para a realização da oficina foi a proximidade da festividade de carnaval, que impulsiona as vendas dos ambulantes, bem como de todo o comércio local

Outra motivação para a oficina é a proximidade do carnaval
Descrição: Outra motivação para a oficina é a proximidade do carnaval Crédito: Marcos Veloso/Secom Gurupi

Na noite desta última quinta-feira, 14, comerciantes de Gurupi participaram da oficina “Boas práticas na manipulação de alimentos” ministrada pela engenheira de alimentos e consultora do Sebrae, Auricélia Cabral.

 

A capacitação é uma parceria entre o Sebrae e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Gurupi, voltada para empresários, supervisores ou manipuladores de alimentos que atuam no ramo de serviços de alimentação.

 

Outra motivação para a realização da oficina foi a proximidade da festividade de carnaval, que impulsiona as vendas dos ambulantes, bem como de todo o comércio local, como explica a secretária de Cultura e Turismo, Zenaide Costa. “O intuito é proporcionar alimentação de qualidade aos foliões e capacitar os comerciantes do ramo alimentício que atuarão no carnaval para ofertarem uma alimentação segura e que façam boas vendas”, disse.

 

De acordo com a ministrante da oficina as boas práticas de manipulação dos alimentos garantem a qualidade e a segurança do alimento para a comercialização. “A informação é o caminho para fazer a coisa certa, e é isso o que a gente está fazendo, estamos proporcionando uma capacitação para que o nosso público alvo possa fabricar e comercializar alimentos seguros”, explica a engenheira de alimentos.

 

A Clésia Borges, que é ambulante e começou recentemente nesse ramo, não quis perder a capacitação. “Essa é uma grande oportunidade de melhorar a qualidade do meu serviço, como estou começando agora quero oferecer um produto de qualidade e assim poder crescer, e só vou conseguir isso aprendendo sempre mais”, declara.

 

Para a Danúbia Milhomem a oficina vem para agregar conhecimentos. “Estou no ramo de alimentação há algum tempo e por mais que já saibamos algumas técnicas, essa oficina não deixa de somar, até mesmo pela troca de experiências, então eu venho em busca de adquirir maiores habilidades e poder oferecer produtos com mais qualidade para os nossos clientes”, afirma.

 

Todo o conteúdo ministrado na oficina foi com base na resolução RDC 216/2004 da Anvisa, que aborda desde o processo de elaboração dos alimentos até formas de armazenamento e conservação.

Comentários (0)