Palmas, Tocantins -

Cidades


Covid-19
1.547 visualizações

Comitê de Palmas define novas medidas de enfrentamento após resultados do feriado

Os números serão confrontados e avaliadas novas medidas a serem adotadas em reunião na próxima sexta-feira, 18.
- Atualizada em
Reprodução

O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19) irá definir novas medidas de enfrentamento para a cidade após os resultados de propagação do novo coronavírus durante feriado prolongado de 7 de setembro serem constatados. Os números serão confrontados e avaliadas novas medidas a serem adotadas em reunião na próxima sexta-feira, 18.

 

Os impactos do feriado prolongado irão nortear nos próximos dias, novas medidas restritivas ou de relaxamento das atividades comerciais.

 

O comitê da capital esteve reunido na tarde desta sexta-feira, 11, por videoconferência, para tratar das ações. Participaram da conferência representantes das áreas da Saúde, Jurídico, Casa Civil, Transparência, Desenvolvimento Econômico, Segurança e Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Urbano e Comunicação.

 

Nesta última quinta-feira, 10, expirou a validade do Decreto Municipal que tratava da restrição no horário de funcionamento do comércio considerado não essencial, que até então estava limitado ao período das 5h às 20h para atendimento presencial.

 

A reunião do COE possibilitou que cada gestor pudesse fazer uma explanação de suas áreas de atuação quanto às medidas de enfrentamento à pandemia e os impactos nos respectivos públicos. Embora haja forte pressão por parte de alguns setores para o afrouxamento de medidas restritivas, é responsabilidade do poder público analisar o cenário epidemiológico que ainda exige a devida atenção e cautela.

 

Enquanto as possíveis medidas não são adotadas, as equipes de fiscais da Vigilância Sanitária e de Posturas, com apoio da Guarda Metropolitana, seguem vigilantes, realizando as fiscalizações itinerantes e prestando as devidas orientações ao público em geral.

 

Feriado de 7 de setembro

 

A folga prolongada e o tempo quente e seco levaram muitas pessoas a abandonarem o isolamento domiciliar. E, ainda que esteja em vigor o Decreto Municipal Nº 1896, de 15 de maio de 2020, que determinou o fechamento ao público de cachoeiras, praias, balneários, parques e praças, e apesar das fiscalizações itinerantes, esses espaços públicos receberam considerável número de visitantes, muitos deles sem observar as regras de distanciamento social e uso de máscara.

 

Saúde 


Paralelamente ao monitoramento do COE e às fiscalizações, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) segue com medidas de reforço na estrutura de atendimento a pacientes suspeitos ou confirmados para Covid-19. Nesta semana, a Semus recebeu do Ministério da Saúde a doação de 30 respiradores que serão colocados em uso, tão logo seja finalizado o processo legal de doação. São 20 respiradores de UTI e 10 de transporte em ambulância. Outros 10 aparelhos doados pelo Governo do Estado estão em fase de instalação nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).