Palmas, Tocantins -

Cidades


Esporte na Capital
622 visualizações

Competições de Triathlon movimentam Palmas; confira galeria de fotos e resultados

Mais de 180 participantes, de 17 Estados, competiram em Palmas neste domingo, na Copa Triathlon Brasil (Triathlon e Paratriathlon) e no Campeonato Brasileiro Infantil de Triathlon
- Atualizada em
Descrição: Mais de 180 atletas disputaram as provas na Capital Divulgação/Secom Palmas

Esporte que exige intenso treinamento, para combinação de técnicas de alta performance, o triathlon reuniu em Palmas mais de 180 participantes, de 17 Estados, na manhã deste domingo, 10, durante a realização da Copa Triathlon Brasil (Triathlon e Paratriathlon) e do Campeonato Brasileiro Infantil de Triathlon. As provas aconteceram na Praia da Graciosa, organizadas pela Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) e pela Federação Tocantinense de Triathlon (FTTri), com apoio da Prefeitura de Palmas e de vários outros parceiros.

 

Os resultados oficiais de todas as categorias das competições serão divulgados no endereço eletrônico da Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri). As provas começaram às 6 horas com percurso de 750 metros de nado no lago, 20 km de bicicleta de bicicleta e outros 5 km de corrida na Ponte da Amizade Fernando Henrique Cardoso para as categorias Alto Rendimento, Categorias de Idade e Paratriathlon.

 

Entre muitos outros aspectos, o esporte é democrático. O triatleta Fábio de Melo (RJ), de 68 anos, foi o mais velho entre competidores e garante: "idade não é empecilho. Na verdade, é um prazer participar de provas ao lado de tanta criançada. O esporte faz parte da minha rotina. Para continuar firme tenho alimentação equilibrada, treinos diários e uma cabeça aberta aos desafios", declarou.

 

No paratriathlon, as limitações físicas não diminuem o esforço dos atletas em buscar o portal da chegada. O desafio de concluir provas longas e intensas é o que motiva Jonas Souza (GO), de 20 anos, primeiro lugar entre os paratletas andantes. Ele sofreu uma queda durante a etapa de ciclismo, mas nem por isso, desanimou. "Hoje considero que a corrida foi meu ponto forte, senti um pouco a baixa unidade e sofri uma queda no ciclismo mas consegui me recuperar e ficar firme mesmo com dores. O desafio foi concluído", declarou.

 

Ivanildo Vasconcelos (PE), de 45 anos, foi o primeiro colocado entre os cadeirantes. Ele já participou de seis paraolimpíadas e conquistou cinco medalhas. O atleta conta que começou no esporte com a natação em busca de reabilitação na adolescência para a paralisia infantil que teve aos quatro anos. "O que mais me atraiu no triathlon foi o desafio de se superar cada vez mais", disse.

 

O presidente da FTTri, Sérgio Henrique Moraes Lopes, avaliou com satisfação a competição. "Só temos o que agradecer pelo apoio que recebemos dos parceiros e da Prefeitura de Palmas. Foi um evento espetacular e que nos rendeu retorno de todos que para cá vieram, tanto dos 185 atletas como das famílias que os acompanham", afirmou Lopes. 

 

Atualmente o Tocantins tem cerca de 300 praticantes, 82 deles federados. No entanto, mais do que atletas de alto rendimento, o triathlon oferece aos adeptos benefícios que não se limitam às vitórias em competições. "Para uma pessoa comum o que o triathlon tem a oferecer é foco, disciplina e persistência. Tudo isso vai além dos treinos, é algo que se leva para a vida", disse Lopes.

 

O presidente da Fundesportes, Orlando Rangel, frisou que a parceria é mais um incentivo ao esporte e ao entretenimento da população. "Mais uma vez a Prefeitura de Palmas, por meio da Fundesportes, denota a sua vocação para o incentivo a prática desportiva, ao sediar a 3º etapa da Copa Triathlon Brasil 2018", enfatizou Rangel.

 

Vencedores do TO

 

Giovanna Lacerda, de 16 anos, foi a tocantinense com melhor resultado no Copa Triathlon Brasil (Triathlon e Paratriathlon). Ela, que foi campeã mundial escolar em 2017, venceu neste domingo a prova feminina da categoria Júnior e conquistou o segundo lugar na classificação geral feminina entre atletas de elite.

 

"Buscava o primeiro lugar mas tive problema no ciclismo, porém, com bom resultado na natação consegui garantir um bom resultado", disse a jovem. "Competir em casa é sempre bom para mostrar à família e aos amigos o porquê treinamos tanto", finalizou.

 

A jovem concluiu a prova com tempo de 01:08:03. Outros tocantinenses mais bem classificados foram, na classificação geral masculino, Rafael Felipe (9°), José Hamilton dos Santos (10°) e Yure Lacerda (14°).

 

Campeonato Infantil 

 

A Praia da Graciosa também recebeu a Campeonato Infantil de Triathlon, com atletas de 8 a 14 anos, em 13 categorias, promessas do esporte. Evellin Pedra veio de Pernambuco acompanhar o filho mais velho Guilherme Henrique Pedra, 10, de quem não desgrudou os olhos durante a competição. "Ele pratica triathlon há um ano e já tem bons resultados. Sabemos que ele gosta, enxergamos o esporte como um investimento para o futuro dele. Por isso a família sempre se organiza para ajudar", disse a mãe. Guilherme conseguiu a primeira colocação na categoria 10 anos.

 

Mesmo quem não subiu ao pódio contou com o apoio da torcida de casa antes mesmo do nascer do sol. A família e amigos do Israel Martins, 13 anos, de Palmas, estava em peso na competição acompanhando o atleta. "Incentivamos ele porque ele gosta muito e porque vimos que ele adquiriu compromisso com rotina e horários com o triathlon", disse a mãe Nilvelena Martins. "Quero investir para crescer no triathlon. Dentro das provas, gosto mais do ciclismo e de treinar no lago e na Praça dos Girassóis", disse Israel.

 

Confira os cinco primeiros colocados na classificação geral entre atletas da elite do esporte

 

Feminino

 

I - Luma Guillen (Sub-23)

II - Giovanna Lacerda (Júnior)

III - Lismara Ambrósio (Sub-23)

IV - Maria Fernanda Tinelli (Júnior)

V - Maria Vitória Bresciani (Júnior)

 

Masculino

 

I - Edivanio Monteiro (Elite)

II - Rômulo Menezes (Sub-23)

III - Bruno Vieira (Sub-23)

IV - Gabriel Klein (Sub-23)

V - Felipe Annunciato (Elite)

 

Confira abaixo galeria com algumas imagens do evento: