Comunidade comemorou os 29 anos de Palmas com Desfile Cívico e Militar

Cinthia Ribeiro retratou o sentimento de amor pela cidade que, segundo ela, escolhemos pra chamar de nossa.

Desfile aconteceu no domingo
Descrição: Desfile aconteceu no domingo Crédito: Divulgação

A cidade de Palmas encerrou as comemorações dos seus 29 anos de emancipação neste domingo, 20, com grande prestígio da comunidade no Desfile Cívico e Militar, realizado na avenida principal do Jardim Aureny III. A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, abriu o desfile com revista às tropas, acompanhada das autoridades militares, em carro aberto.

 

Cinthia Ribeiro retratou o sentimento de amor pela cidade que, segundo ela, escolhemos pra chamar de nossa. "O dia de hoje é sempre um dia que mexe com o emocional de todos nós, que mexe com nossos sonhos, com as perspectivas daquilo que a gente idealiza e sonha pra essa cidade e principalmente, o que a gente sonha para nossos filhos e para outras gerações que, com certeza, vão nos suceder e que seja uma cidade ainda mais linda, ainda mais rica em todos os sentidos”.

 

A prefeita destacou ainda a importância de estar no coração da Região Sul, no Aureny III. “Oportunidade para as pessoas estarem inseridas nesse contexto, comemorando o aniversário de Palmas, com quem de fato a cidade pertence que é a população. É das pessoas a propriedade de construir a gestão de forma conjunta. É motivo de muita honra, de muito orgulho representar a cidade no dia de hoje, estar à frente do comando da cidade e receber esse carinho e essa força positiva das pessoas, é um dia a se comemorar”.

 

A Banda Marcial do Exército Brasileiro deu início às apresentações trazendo ao desfile evoluções de grande precisão, simetria e criatividade. Regida pelo maestro e composta por outros 74 músicos, trouxe gaitas de fole, trompetes, trombas, trombones, bombardinos, tumbas, liras, pratos, bombos e caixas de guerra.

 

A Escola Municipal Estevão Castro levou ao desfile uma apresentação com o tema ‘Palmas para você’ representando por meio das alegorias o que a cidade oferece de melhor aos turistas e a todos que aqui residem, com destaque à sustentabilidade em cada ala representada. A apresentação das balizas e fanfarra foi realizada pelos alunos da Escola de Tempo Integral Padre Josimo Tavares. Já a tradicional fanfarra da Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva incorporou em seu cartel de instrumentos o saxofone especialmente para a manifestação cívica de amor à cidade.

 

Com o tema ‘Nós somos o trânsito’, a ETI Anísio Spínola Teixeira, parceira da Polícia Rodoviária Federal (PRF), representou a paz no trânsito com placas de advertência, educativas e auxiliares demonstrando a sinalização do cotidiano de um condutor e pedestre, evidenciando o trabalho dos agentes de trânsito. A ETI Eurídice Ferreira de Mello, parceira da Guarda Metropolitana de Palmas, apresentou o pelotão com alunos em traje de gala e compôs o desfile com sua baliza e fanfarra.

 

O Colégio Esportivo Militar do Corpo de Bombeiros, ETI Margarida Lemos (CEMIL) desfilou com grupamentos da Banda de Música, guardas bandeiras, porta-flâmula e pelotões de alunos do 9° ano da instituição. A corporação apresentou ainda suas viaturas operacionais de defesa civil, busca, salvamento, resgate e patrulhamento.

 

A ETI Almirante Tamandaré, com projeto de parceira com a Sociedade dos Amigos da Marinha, desfilou retratando a esperança no futuro. Com traje de gala o pelotão mirim composto por 20 alunos das séries iniciais representou a unidade com maestria. Alunos levaram a Bandeira Nacional, do Estado do Tocantins, da Capital e das 26 que representam o alfabeto naval. A unidade sequenciou com a fanfarra entoando canções das forças armadas do Brasil e finalizou seu desfile com pelotão feminino e uniforme de gala.

 

Alunos atletas destaques em competições municipais, estaduais e nacionais representaram a ETI Caroline Campelo, parceira do Exército Brasileiro. A unidade reverenciou sua ação pedagógica na consolidação de técnicas disciplinares, esportivas, culturais e pedagógicas, oportunizando ao educando contato amplo da vida em sociedade, cidadania por meio de novas tecnologias.

 

A aluna Victória Campelo Linhares, do 7° ano da ETI Caroline Campelo, falou do prazer em desfilar para a cidade de Palmas, que ela gosta muito. Destacou o momento como “Fantástico!” Segundo ela “é um privilégio desfilar e representar minha escola”. Sabrina de Cerqueira, aluna do 8° ano da ETI Eurídice de Mello, relatou participar do desfile pela primeira vez. “Foi emocionante desfilar com traje de gala”.

 

O Colégio da Polícia Militar do Estado do Tocantins participou da solenidade compondo a banda de música composta por alunos do curso técnico instrumental, porta-estandarte com brasão da escola, pelotões, fanfarra e pelotão de elite.

 

O clube de desbravadores representou no desfile sua composição por meio dos 16 clubes com cerca de 500 componentes. O movimento Força Jovem do Tocantins retratou a conscientização contra o suicídio, a automutilação e a depressão representando na ocasião o ‘Projeto Help: Não te julgo, te ajudo!’.

 

A apresentação contou ainda com o desfile motorizado das corporações Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Polícia Militar do Estado Tocantins, Corpo de Bombeiros, Agência Municipal de Trânsito e de Transportes e Guarda Metropolitana com suas viaturas operacionais motorizadas e operações de apoio.

 

A pedagoga, Aparecida Magalhães, falou sobre a importância do resgate do civismo retratada no evento afirmando que atualmente o apreço pelo civismo nas escolas não é tão comum. “O trabalho que está sendo feito nas escolas é de muito valor pra sociedade e para as crianças em si. Palmas é uma cidade nova e ver esse resgate é muito bom e gratificante pra quem vem assistir”.

 

O secretário municipal da Educação, Danilo Melo, destacou a participação dos alunos da rede municipal no desfile como um momento “Maravilhoso! Cada vez mais profissionais envolvidos com o civismo, com os valores mais importantes da república”. Para ele, “comemorar os 29 anos com toda essa criançada é algo magnífico!”.

Comentários (0)