Comunidade de Axé lamenta o falecimento de Mãe Iza de Oya, pioneira em Palmas

A despedida a Mãe Iza começa às 19h deste sábado, na sala de velório da Pax Palmas, em frente ao IFTO

Falece Mãe Iza, pioneira em Palmas
Descrição: Falece Mãe Iza, pioneira em Palmas Crédito: Divulgação

Faleceu na tarde deste sábado, 15, em Palmas, a Mãe de Santo mais antiga em atividade na Capital: Mãe Iza de Oya, fundadora do Ilè Asé Iji Oya, que por muito tempo funcionou na Avenida do Parque Cesamar.

 

Nas últimas semanas, Mãe Iza lutava contra um agressivo câncer no pulmão e acabou não resistindo, vindo a falecer. Nas redes sociais, dezenas de amigos e familiares lamentam a partida da líder espiritual, que deixa lições de amor, força e dignidade para as mulheres e para toda a sociedade do Tocantins.

 

A despedida a Mãe Iza começa às 19h deste sábado, na sala de velório da Pax Palmas, em frente ao IFTO. Em mensagem nas redes, os familiares pedem que os amigos mantenham em seus corações “essa mãe, avó, tia, irmã e amiga tão querida, e que mandem boas energias para que ela faça sua passagem em paz”.

 

A presidente da Federação das Casas de Culto de Matriz Afro Brasileira no Tocantins, Iya Ifalore Roberta de Osoguia, comunicou o falecimento de Mãe Iza e fez uma homenagem. “Izabel Abdala, foi uma mulher forte, determinada, que enfrentou lutas e se colocou com dignidade no seu lugar de mulher de Asé. As tardes de sábado eram vivas na sua casa, roda de Umbanda, roda de Candomblé. Seus guias, Caboclo, Boiadeiro, Exu. Lá vi pela primeira vez um transe de Orisá. Yansa, Yemanja. Que hoje ao iniciar a viagem de volta ao Intula, que ela possa ser recebida com carinho pelo barqueiro, e conduzida de volta para casa. Deixo aqui o registro do meu carinho, minha gratidão pelos momentos que me proporcionou em sua casa, minha admiração. Asé Mãe! Até outro dia”, despediu-se.

Comentários (0)