Comunidade de Taquaruçu perde primeiro morador para covid; Seu Vicente tinha 80 anos

A vítima era conhecido como 'Seu' Vicente, da família Nascimento e, segundo sua filha, apresentou os primeiros sintomas dias antes de fazer o teste, no dia 28 de junho.

Crédito: Reprodução

O Distrito de Taquaruçu registra seu primeiro óbito pela covid-19, neste domingo, 5. É o caso de um morador idoso que testou positivo para a doença e estava internado no Hospital Geral de Palmas (HGP), desde o dia 30 de junho. Ele foi um dos quatro cinco que morreram em decorrência da infecção pelo novo coronavírus do sábado, 4, para este domingo, no Tocantins, conforme Boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Ses).

 

A vítima era conhecido como "Seu" Vicente, de 80 anos, da família Nascimento e, segundo sua filha, apresentou os primeiros sintomas dias antes de fazer o teste, no dia 28 de junho. Ele havia apresentado quadro de dores na garganta e febre, além de ter perdido o apetite e um sentido gosto amargo na boca. Fez o teste na UPA Sul de Taquaralto, cujo resultado saiu no dia 30 de junho, dando positivo para a Covid-19.

 

Ele foi enterrado na manhã de hoje no cemitério do distrito, sepultamento acompanhado apenas por familiares e mais próximos.

 

A esposa do falecido começou também a sentir sintomas da doença e continua em isolamento domiciliar. Ela está agendada para fazer o teste na segunda-feira, 6, pelo SUS. "Minha irmã, que é enfermeira de formação, apresentou sintomas na madrugada de segunda-feira, 29, tendo diarréia, febre e dor no corpo. Está medicada também e em casa, em isolamento", acrescentou uma das filhas de Seu Vicente, lembrando que toda a família está assintomática, em isolamento, sendo monitorada pela Secretaria Municipal da Saúde. 

 

A Semus confirmou neste domingo, 5, que todas as pessoas da família já estão com os exames agendados e aguardam o decurso do prazo correto para a realização dos testes, "uma vez que se forem feitos antes de 7 dias após o surgimento dos sintomas, os resultados podem ser falsos negativos", observou a assessoria do órgão.

 

Taquaruçu e Buritirana


Segundo dados atualizados neste domingo pela Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), Taquaruçu possui sete casos confirmados de Covid-19 até o momento, sendo que uma pessoa foi a óbito, uma está recuperada e outras cinco pessoas encontram-se em recuperação.  A Semus informa ainda que no distrito de Buritirana há apenas um caso confirmado de Covid-19.

 

Uma moradora do distrito disse que acordou neste domingo com a triste notícia do primeiro óbito do Distrito pala Covid-19. O idoso morava de frente à Praça Maracaípe e só transitava de casa para o supermercado. Afirmou também que ficou sabendo de mais dois infectados na família. E fez um apelo à Semus no sentido de apresentar boletim epidemiológico diário de Taquaruçu. 

 

"Por aqui, seguimos sem fiscalização, alto fluxo de turistas, praça lotada, atrativos abertos, muita gente sem máscaras", observou a moradora ao afirmar que o protocolo é falho. Questionou ainda a insistência da Secretaria em manter pessoas sintomáticas em casa sem suporte da Unidade de Saúde. "Tem que mandar pra UPA, é um erro", acrescentou, pedindo fiscalização, urgente, e barreira sanitária. 

 

Comentários (0)