Confira a programação em comemoração ao aniversário de Monte do Carmo

Nesta quarta-feira, 23 de outubro, o município Monte do Carmo completa 272 anos de história e 50 anos de Emancipação Politica.

Igreja em Monte do Carmo
Descrição: Igreja em Monte do Carmo Crédito: Ascom

O Município surgiu em meados do século XVIII, no ano de 1741, quando o Bandeirante Manoel de Souza Ferreira acompanhado de sua comitiva, instalou-se no sopé da Serra do Carmo a procura do ouro, que era uma zona “El Dorado”, de fortuna exuberante para os exploradores, na maioria portugueses auxiliados pelo braço escravo. Com isso fundou-se o Arraial de Nossa Senhora do Carmo, que em poucos anos transformou em um núcleo populoso. Ali foram se misturando mineradores, índios, negros, pecuarista, agricultores e religiosos que deram início à formação de uma sociedade que não teve receio de enfrentar lutas e desafios pelo seu crescimento.

Trata-se de uma das cidades tocantinense nascida no período da febre do ouro.  E Por ser uma das primeiras povoações do antigo Norte Goiano, hoje Estado do Tocantins, e pela sua característica e particularidade Monte do Carmo ainda reflete as diversas quadras do passado. É monumento vivo de fatos que se perderam na memória do tempo. A Cultura Religiosa do município é destaque no Tocantins. Representado pela Folia do Divino, Festa de Imperador e Imperatriz, Festa de Rei e Rainha, Festa de São Sebastião  

O município esta localizado na região central do estado, a 97 km da capital Palmas. Tem uma população de 6.833 habitantes (dados do IBGE/2011). O relevo do município é bastante acidentado e está caracterizado pela presença marcante da Serra do Carmo, que cobre aproximadamente, 70% da área territorial do município na porção leste e norte.

Foi emancipado politicamente pela Lei Estadual nº 4.708, de 23 de outubro de 1963 do Estado de Goiás. A instalação do Município ocorreu no dia 1º de janeiro de 1964. Atualmente a cidade está na sua 13° Gestão Municipal.

O atual Prefeito é Gilvane Pereira Amaral (PSD) e o Vice Prefeito  é Wlisses Jason de Oliveira Negre (PSL).

 

PROGRAMAÇÃO:

DIA 23 de outubro/2013 (Quarta Feira) ANIVERSÁRIO DA CIDADE

 

Período da Manhã

05 horas da manhã - Alvorada festiva nas ruas da cidade (Banda de Musica de Porto Nacional);

08 horas da manhã - inicio das finais dos Jogos Estudantis;

08:10 horas da manhã  - Sessão Solene na Câmara Municipal com Homenagens e entrega do Titulo MONTE CARMELO DE MONTE DO CARMO – TO para: Ex-Prefeitos, Professores e Personalidades que prestaram relevantes serviços à comunidade Carmelitana.

 

Período da Tarde

17 horas - entrega de premiações e troféus dos Jogos Estudantis.

 

Período da Noite  (FEIRA COBERTA)

19:30 horas Culto Ecumênico;

20:10 horas inicio da Noite Cultural (Apresentações Artísticas e do Folclórico Carmelitano);

22:00 horas Apresentação de Cantores local (da cidade).

22:40 horas Show com Thiago dos Teclados.

 

 

 

Comentários (0)