Confira toda a programação do aniversário de Palmas: Victor e Léo cantaram na 4ª

A programação do aniversário de Palmas traz de shows nacionais, regionais, de comédia até inauguração de CMEIs. A vasta programação visa agradar todos os públicos...

Confira toda a programação do aniversário
Descrição: Confira toda a programação do aniversário Crédito: Zezinha Carvalho

Uma das maiores atrações do aniversário de Palmas aconteceu na noite desta quarta-feira, 14. O show dos sertanejos Victor e Léo, com abertura das bandas regionais Tom de Alerta, Mestre Kuka e Renan Lima e Rafal, aconteceu no palco principal da festa localizado na Avenida Thetônio Segurado.

A programação do aniversário de 25 anos de Palmas traz, além de outros shows nacionais como Aline barros (16/05), Padre Fábio de Melo (18/05) e Fábio Júnior (20/05), shows com artistas regionais: Banda Brotos e Moleca Sapeca (10 e 11/05), na Praia das Arnos; os finalistas da 1ª Mostra de Música Premiada: Welligton Teixeira, Dorivã e Onassis Costa (16/05) a partir das 19 horas no palco principal; os também finalistas da Mostra Genésio Tocantins, Ivonete Alves e Fábio Milhomem e Clayton Barsatto (18/05) a partir das 19 horas também no palco principal.

No dia 20 de maio os artistas Vinil Digital, Núbia Dourado e Murilo e Muriel se apresentam a partir das 19 horas, também no palco principal da Avenida Theotônio.

A vasta programação para agradar a todos os públicos apresenta ainda o Projeto Arte e Cultura na Praça, com Toninho Borges e convidados, que acontece nos dias 11, 18 e 25 de maio na Praça do Bosque; dias 20 e 24 de maio na Feira da 307 Norte; dia 23 de maio na Praça da 904 Sul; dia 31 de maio na Feira do Jardim Aureny I; dia 6 de junho na Feira da 304 sul; dia 7 de junho em Buritirana e dia 8 de junho em Taquaruçu.

 

Esporte

No dia 18 de maio a Prefeitura realiza a Corrida de Palmas. São esperadas cerca de 3 mil pessoas e é considerada o principal evento esportivo das comemorações dos 25 anos de Palmas. A prova terá largada às 16 horas, em frente a Feira do Bosque.

No dia do aniversário da capital, dia 20 de maio, será realizado o Giro da 20, que é o evento em homenagem a Da Vinci, um dos inventores da bicicleta. Serão três competições de ciclismo, realizadas pela Federação Tocantinense de Ciclismo em parceria com a Prefeitura de Palmas: Troféu 20 de maio de BMX, dia 17 às 15 horas no Parque Cesamar; Desafio 20 de Maio de Cross Country, dia 20 às 8 horas, também no Cesamar, e GP 20 de Maio de Ciclismo na Estrada, que acontece no dia 18, às 8 horas com largada na Avenida Teothônio Segurado, em frente a feira do Bosque.

A I etapa do campeonato municipal de kart acontece no dia 17 no distrito de Taquaruçu. Os treinos acontecem a partir das 8 horas e as provas a partir das 14 horas. Também no dia 17 acontece o Triathlon. Atletas de Palmas irão correr, pedalar e nadar na competição que tem inicio às 15 horas na Praia da Graciosa. Ainda no dia 17, acontece a Copa Palmas de natação no Colégio COC. A ação é realizada pela Federação Aquática do Estado em parceria com a Prefeitura de Palmas.

Na rota das comemorações também está o Desafio 8k de Natação, que acontece no dia 20 de maio, na Praia da Graciosa, a partir das 7 horas.

 

Outros eventos

Um culto ecumênico em Ação de Graças pelos 25 anos da capital será realizado no dia 20 de maio na grande praça do Espaço Cultural. A Prefeitura também irá instalar, no prédio administrativo da mesma, uma galeria com a foto dos ex-gestores da capital, como forma de homenageá-los.

O "Parabéns" para a capital será cantado na Feira da 307 Norte, com o tradicional corte do bolo, que esse ano tem 25 metros. A festa acontece no dia 20 de maio. Também na data, a Prefeitura realizará o desfile Cívico-militar na Avenida Tocantins, em Taquaralto, a partir das 17 horas.

No dia 21 de maio, a Prefeitura irá lançar o Museu de Palmas. Segundo o município, o espaço foi criado para manter viva a história da capital, abrigando registros fotográficos e vídeos de fatos e momentos memoráveis desde a criação da cidade. O Museu, que será instalado na Praça do Bosque, no antigo Paço Municipal, contará ainda com uma biblioteca pública.

De 21 a 25 de maio a Prefeitura trás para a comemoração do aniversário de Palmas a Mostra Internacional de Comédia, um evento em que a gestão entra como parceira e que já é considerado o maior festival de humor da região Norte do país.

A banda da Guarda Metropolitana de Palmas participará do evento de comemoração aos 25 anos de Palmas realizando tocatas dos dias 14 a 23 de maio, no centro administrativo da Prefeitura na JK, Câmara de Palmas e estações de transporte coletivo Apinajé, Xambioá, Krahô, Xerente, Karajá, Javaé.

Também faz parte da programação de aniversário o lançamento do Plano de Contingência para incêndios florestais e queimadas urbanas, que acontece no dia 17 de maio, no Parque Cesamar. Intervenções Educação para o Trânsito acontecem nos dias 15, 16, 20 e 28, em Palmas, com objetivo de alertar para o trânsito consciente e seguro. No dia 22 de maio, acontece o Seminário "Geografia de Palmas, 25 anos: Desigualdades desenvolvimento no contexto da Fronteira Amazônica", no auditório do Bloco IV da UFT. O objetivo é refletir geograficamente os 25 anos da capital.

Ações de Educação Ambiental e distribuição de mudas e o Lançamento do Comitê de Revisão do Plano Diretor Participativo também estão inclusos na programação de aniversário de Palmas.

A Prefeitura também incluiu na programação o lançamento do "Meu Busão", um aplicativo que visa facilitar o trajeto dos usuários de transporte coletivo de Palmas. Também ocorrerá a inauguração do centro de controle operacional do transporte público de Palmas e a instalação de internet Wi-FI nas estações de ônibus.

O concurso de fotografia "Minha Foto, Um Postal" receberá inscrições até o dia 16 de maio na Agência de Turismo, no Centro de Atendimento ao Turista, na Avenida JK. O concurso de Desenho, Poesia e Redação acontece no dia 20 de maio e é voltado para alunos da rede municipal de ensino. A premiação acontece no mesmo dia.

No dia 16 de maio a Prefeitura ainda traz na programação o Arena Jovem, que acontece no estacionamento do Ginásio Ayrton Senna. O Minha Praça, que é um projeto de preservação de praças e espaços públicos de Palmas; lançamento da Cartilha Educação Ambiental e Urbanidade; Palmas para o Servidor, são ações voltadas para os servidores e serão realizadas de 19 a 24 de maio.

A Prefeitura também realiza a 1ª Conferência Municipal de Economia Solidária, em 15 de maio, com o tema "Construindo um Plano Municipal de Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável". A Conferência acontece no dia 15 de maio. Também serão entregues, no dia 23 de maio, melhorias na infraestrutura de hortas comunitárias. O Dia do Campo será realizado no dia 13 de maio.

 

Obras

De 14 a 26 de maio a Prefeitura realiza inaugurações, vistorias e lançamento de obras na capital. Dentre as principais obras estão a inauguração dos Centros de Educação Infantil (CMEIs) Carrossel, da Arso 42; Pequenos Brilhantes; da Quadra 1306 Sul; Sementinhas do Saber; Ponte São João; entrega de 50 academias ao ar livre, entrega de 50 parquinhos; Relógio das Flores; Unidade de Saúde da Família de Buritirana e obras de drenagem e pavimentação da Avenida NSB, entre a Theotônio e a NS-02; drenagem, terraplanagem e pavimentação Setor Santa Fé.

A Prefeitura também irá lançar obras, assinaturas de ordens de serviço e abertura de licitação. Destacam-se a construção da Praça da Arse 71; reforma e ampliação das USBs da 307 Norte, Setor Alto Bonito; Liberdade; Reforma do Ginásio Poliesportivo de Taquaruçu e ordem de serviço para reforma das praias das Arnos, Caju, Buritis. Também será assinada ordem para construção da ponte da Avenida Teothônoo Segurado sentido Norte. A Prefeitura também irá vistoriar obras que estão em andamento.

 

Toda a programação pode ser conferida na Revista do Aniversário de Palmas

 

(Atualizada às 8h22 do dia 15/05)

Comentários (0)