Congresso de Urgência e Emergência atrai centenas de profissionais da Saúde

A capacitação segue até 6ª com abordagem de temas como Parada Cardiorrespiratória, Arritmias, Técnicas de Imobilizações, Segurança do Paciente e Farmacologia Aplicada à Urgência e Emergência e mais...

Centenas de profissionais da Saúde participam
Descrição: Centenas de profissionais da Saúde participam Crédito: Antônio Gonçalves

Com o auditório da Faculdade Católica do Tocantins lotado de profissionais que prestam os primeiros socorros em situações que requerem atendimento rápido e quando há ameaça iminente à vida, sofrimento intenso ou risco de lesão permanente, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) iniciou na noite dessa quarta-feira, 15, o I Congresso de Urgência e Emergência de Palmas. A capacitação segue até sexta-feira, 17, com abordagem de temas como Parada Cardiorrespiratória, Arritmias, Técnicas de Imobilizações, Segurança do Paciente e Farmacologia Aplicada à Urgência e Emergência e Classificação de Risco. 

 

O Secretário Municipal de Saúde, Luiz Teixeira afirmou que conhece bem o dia-a-dia dessa área da Saúde, pois é anestesiologista por formação e atuou em situações de Urgência e Emergência.  “Sei da importância da constante capacitação desses profissionais. Tenho orgulho dos serviços prestados pelos servidores da Saúde de Palmas”, ressaltou Teixeira. O gestor aproveitou o momento para agradecer aos servidores pela dedicação com que realizam seu trabalho. “Vocês se fazem presentes justamente na hora em que as pessoas estão mais fragilizadas. Os cidadãos precisam de vocês. Muito obrigado”, disse. 

 

De acordo com o Diretor de Urgência e Emergência da Semus, Geraldo Xavier da Silva Júnior, o evento foi pensado para atender demandas dos servidores e da população. "Nosso intuito maior é o de capacitar para melhor atender aos palmenses”, reforçou. 

 

O diretor agradeceu ainda a presença de servidores do Hospital Geral de Palmas (HGP), Hospital Infantil e Hospital e Maternidade Dona Regina, “que também fazem parte da rede de atendimentos de Urgência e Emergência de Palmas”. 

 

O vice-presidente do Conselho Regional de Medicina, Hélio Maués, falou da satisfação em ver o auditório lotado. “Há 15 anos atrás isso não seria possível, estávamos construindo esta realidade. Palmas evoluiu muito. Fico feliz pelo Congresso pois sei da importância do tema. O primeiro atendimento é decisivo para saber se o paciente terá qualidade de vida após o acidente”, explicou. 

 

Defesa civil, Corpo de Bombeiros, alunos de Medicina e servidores estaduais e municipais que atuam na área de Urgência e Emergência participam do evento. 

 

Palestras e oficinas

Entre os assuntos que são abordados no I Congresso de Urgência e Emergência de Palmas estão as áreas pré-hospitalar fixa e móvel, hospitalar e pós-hospitalar, envolvendo profissionais de nível superior e de nível técnico, em acordo com as diretrizes do SUS, e alicerçada nos polos de educação permanente em Saúde, sob a ótica da promoção da saúde e humanização do cuidado. Os participantes do evento têm palestras e oficinas. Nessa primeira noite, a palestra teve como tema Relacionamento Interpessoal, Atitudes e Resultados. 

 

Oficinas

Dias 16 e 17/10/2014

8 às 9h45 - 10h15 às 12 horas

PCR – Parada Cardiorrespiratória, IAM, e Arritmias; 

Técnicas de Imobilizações;

Via Aérea Difícil;

Abordagem de Enfermagem em Ventilação Mecânica. 

 

13 às 14h45 – 15h15 às 16h45

Segurança Do Paciente;

Sistema 5s (Apenas dia 16);

Farmacologia aplicada à Urgência e Emergência; 

Classificação de Risco.

 

 

Comentários (0)