Conselho de Arquitetura e Urbanismo encaminha propostas de alteração ao CMDHUP

Entre as deliberações da reunião está a proposta de que a Prefeitura crie uma Comissão Interna Técnica Deliberativa para avaliar e julgar casos omissos e conflitos na Lei.

As propostas dos profissionais da arquitetura e urbanismo para alterações no Código de Obras e Edificações de Palmas serão encaminhadas ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Pamas – CMDHUP. As propostas foram recolhidas pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins – CAU/TO. Na sexta-feira, 12, o assunto foi debatido em reunião no Sinduscon.

 

Além do CAU/TO, participaram da reunião no Sinduscon representantes do Instituto de Arquitetos do Brasil – seção Tocantins – IAB/TO, do Sindicato de Corretores Imobiliários- Secovi – TO, da Associação de Engenheiros Ambientais – AMBTO, e da Associação Comercial e Industrial de Palmas.

 

Entre as deliberações da reunião está a proposta de que a Prefeitura crie uma Comissão Interna Técnica Deliberativa para avaliar e julgar casos omissos e conflitos na Lei.

 

Outras propostas a serem apresentadas pelo CAU e IAB são a aprovação simplificada , a exemplo de outras capitais, de projetos de habitação unifamiliar. A aprovação simplificada consiste na apresentação de plantas de locação, situação e cortes esquemáticos. A medida desburocratizaria o processo de aprovação de projetos e desafogaria o atendimento na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

 

Também será sugerido a dispensa da análise prévia por parte do Corpo de Bombeiros para a emissão de alvarás de construção, e a permissão para que o construtor solicite o habite-se com a obra em “osso”, ou seja com a infraestrutura, supraestrutura e fechamento externo concluídos.

 

As alterações na Minuta da  Lei do Código de Obras e Edificações de Palmas devem ser  discutidas em reunião do CMDHUP prevista para acontecer no início de outubro.

 

Leia também:

Prefeitura de Palmas apresenta novo Código de Obras para Conselho

Comentários (0)