Construção de 75 barraginhas na zona rural de Santa Rosa será finalizada nesta sexta

Barraginhas são idealizadas para que impedir que a água da chuva cause erosão e leve a terra para o leito dos rios. Outras cidades também serão beneficiadas

Barraginhas soluciona problema de produtores em tempo de seca
Descrição: Barraginhas soluciona problema de produtores em tempo de seca Crédito: Foto: Fernando Alves

Em Santa Rosa do Tocantins, 75 propriedades da agricultura familiar são atendidas pelo Projeto Barraginhas, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), As obras iniciadas na semana passada, distribuídas em dois assentamentos, devem ser finalizadas no próximo dia 25 e conforme o cronograma as máquinas seguem para a última cidade da região sudeste beneficiada pela a ação, Chapada da Natividade.

 

Assim como nas outras localidades, o Projeto é realizado em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins) e atenderá as famílias do assentamento Bom Jeseus e Carajás. As barraginhas são idealizadas para que impedir que a água da chuva cause erosão e leve a terra para o leito dos rios, resultando no assoreamento, além de penetrar no solo, possibilitando assim a revitalização dos corpos hídricos.

 

O plano desenvolvido pelos técnicos da Semarh, segundo a secretária Meire Carreira, foi voltado para o atendimento de 17 municípios da região sudeste. “É um território em que o período é muito seco e a falta de água castiga os agricultores. As barraginhas que foram construídas no ano passado já estão ajudando agora o homem que vive no campo. É um projeto com um investimento baixo, porém de alto impacto social e ambiental”, destacou a gestora.

 

Municípios

 

Na cidade de Combinado, um dos primeiros municípios atendidos pelo Projeto e que também recebeu 200 barraginhas, a iniciativa mudou a realidade local. “Com a chuva no primeiro semestre as barraginhas guardaram água e hoje ainda tenho para irrigar minha plantação, mas me ajuda muito a matar a sede do meu gado, em anos anteriores já perdi bicho por causada seca”, explicou o produtor rural Jaci Marques de Oliveira, da Fazenda 4 Irmãos.

 

Já em Taguatinga o agricultor Vicente de Paula, do assentamento Ponta D’Água, relata que o córrego próximo a sua propriedade já secou. “Para que minhas criações não morram são as barraginhas que me ajudam, sem água é muito difícil. Tenho três bacias aqui na minha área que estão sendo minha salvação”, disse.

 

 

(Com informações da Ascom Semahr)
 

Comentários (0)