Contribuintes reclamam que valor do IPTU não diminuiu após determinação Judicial

Questionada sobre a cobrança, a Prefeitura se resguardou a dizer que cada contribuinte que não estiver de acordo com a cobrança do seu IPTU, pode pedir revisão no Resolve Palmas.

Contribuintes reclamam que valor do IPTU não baixou
Descrição: Contribuintes reclamam que valor do IPTU não baixou Crédito: Aline Batista/ Secom Palmas

Contribuintes têm reclamado dos valores cobrados pelo Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pela Prefeitura de Palmas em 2018. Ocorre que após decisão da Justiça, a Prefeitura, que deveria cobrar exatamente o mesmo valor do ano anterior (2017) acrescido apenas da taxa de inflação, estaria cobrando valores com alteração mínima com relação aos valores anteriormente divulgados para 2018 e uma taxa de coleta de lixo onerosa.



Questionada sobre a cobrança, a Prefeitura se resguardou a dizer que cada contribuinte que não estiver de acordo com a cobrança do seu IPTU, pode pedir revisão de forma gratuita na Diretoria de Avaliações e Perícias Imobiliárias, departamento criado recentemente para elaborar parecer técnico, no Resolve Palmas.

 

A reclamação dos contribuintes é que o valor que deveria baixar com relação ao primeiro carnê emitido para 2018 sofreu alteração mínima ou até mesmo aumento. É o caso da jornalista Sônia Pugas, que afirmou ao Portal T1 que o IPTU de um imóvel seu localizado no Jardim Aureny III veio, após a revisão, com valor a mais do que o valor cobrado na emissão do primeiro boleto para 2018.

 

“Houve um aumento do primeiro carnê para o segundo de cerca de R$10. Pode parecer pouco, mas o que importa é que você acredita que vão corrigir os valores cobrados para 2018 e emitem um boleto com valor superior”, conta ao lembrar que em 2017 pagou R$65 a menos do que o valor cobrado para este ano.

 

Outro leitor do Portal T1 relatou que o valor do seu carnê está quase o dobro do ano passado. Em sua rede social, um contribuinte reclamou da taxa onerosa da coleta de lixo e que não houve queda, em geral, no valor cobrado pelo IPTU.

 

Novos boletos 2018

 

A Prefeitura, logo após determinação Judicial, mandou emitir novos boletos para 2018 afirmando que estes estão com a mesma base de cálculo vigente em 2017, acrescida de correção de 2,94% referente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) dos últimos 12 meses.

 

O pagamento da cobrança vigente pode ser realizado com desconto de 10% à vista até 29 de março de 2018 ou de modo parcelado.

 

Comentários (0)