Cras orienta grávidas sobre como receber os Benefícios Gestante e Nutriz em Palmas

O Governo Federal informa que para receber os dois benefícios  é necessário que as mães gestantes e as crianças de 0 a 06 meses de vida, estejam incluídas  no Cadastro Único

Governo Federal oferece benefícios à gestante e nutriz
Descrição: Governo Federal oferece benefícios à gestante e nutriz Crédito: Divulgação Secom

Trezentas e sessenta e uma gestantes da Capital serão contempladas pelos Benefícios Variável Gestante (BVG) e pelo Benefício Variável Nutriz (BVN), do Governo Federal, dentro do Programa Bolsa Família em Palmas, e os sete Centros de Referência de Assistência Social (Cras) têm feito um trabalho de orientação às mães sobre como receber os dois benefícios.  A informação chega até elas por meio dos agentes de saúde e divulgação nos Centros de Saúde da Comunidade (CSC) e nas reuniões que acontecem  bimestralmente com os usuários dos Cras.

 

Segundo a gerente municipal do Cadastro Único (CadÚnico) e Bolsa Família, Terezinha de Jesus Milhan, a família que tem gestante e é beneficiária do Bolsa Família  e ainda não completou as cinco variáveis tem direito ao benefício. “Quando a mãe é beneficiária do programa ela tem direito a receber. A família que tem gestante na residência e ainda não completou as cinco variáveis também tem esse direito”, disse, acrescentando que o Governo Federal paga até cinco variáveis que são as das crianças que estão em fase escolar.

 

Benefício Variável Gestante

 

As mães gestantes incluídas no Cadastro Único têm direito a receber nove parcelas no valor de R$ 41,00 referente ao Benefício Variável Gestante (BVG), mas para isso é necessário que as gestantes estejam inseridas no Sistema Bolsa Família, pela área de Saúde.

As mães ainda podem receber o Benefício Variável Nutriz (BVN) depois que o bebê nasce, em seis parcelas no valor de R$ 41,00, que é pago às famílias que tenham crianças com idade de 0 a 06 meses em sua composição. O benefício é para reforçar a alimentação do bebê.

 

O Governo Federal informa que para receber os dois benefícios  é necessário que as mães gestantes e as crianças de 0 a 06 meses de vida, estejam incluídas  no Cadastro Único.

 

Uma das beneficiárias é a dona de casa Ana Cleuma Silva Cantanhede, mãe de dois filhos menores, e está grávida do terceiro. Aos oito meses de gestação ela disse que passou, a saber, que tinha direito a receber os dois benefícios quando foi pesar as crianças no centro de saúde.  “Estou recebendo desde o mês de setembro, quando me informaram que eu tinha direito”, destacou ela.

 

 Ainda de acordo com a gerente municipal do Cadastro Único (CadÚnico) e Bolsa Família, Terezinha de Jesus Milhan, depois que o bebê nascer, a mãe deve ir ao Cras que está cadastrada  e inserir a criança no Cadastro Único , onde  passará a receber seis parcelas do Benefício de Variável Nutriz.

 

Comentários (0)