Crianças com suspeita de leucemia esperam até um mês por diagnóstico no HIP

Segundo denúncias, as crianças aguardam por agulha para fazer um exame de diagnóstico de leucemia. O material estaria em falta em toda a rede de saúde do Estado.

Crianças estão internadas no HIP
Descrição: Crianças estão internadas no HIP Crédito: Secom Tocantins

Um bebê de 11 meses está internado há quase uma semana, em estado grave, no Hospital Infantil de Palmas, à espera de uma agulha para fazer um exame de diagnóstico de leucemia. O material estaria em falta em toda a rede de saúde do Estado.

 

Segundo informações do pai da criança, Waldemir Martins de Souza Júnior, que procurou o T1 na manhã desta quinta-feira, 25, Felipe Siqueira de Souza, que completa um ano no próximo dia 29, foi atendido pelo Hospital e a equipe constatou um nível baixo de plaquetas no sangue. “A médica precisava fazer o exame que colhe o líquido do externo do meu filho para comprovar a suspeita de leucemia e nos hospitais só existe uma agulha grande, que não tem como ser usada nas crianças. A agulha que está em falta é uma menor, que custa R$ 93,00, mas só os hospitais podem adquiri-la”, explica.

 

Na quarta-feira, Felipe passou por uma transfusão de sangue. “Nós já procuramos a Sesau e vamos até o Ministério Público para resolver essa situação, que não envolve só a minha família, mas as de outras crianças no Estado que estão na mesma situação. Meu filho está em estado grave, correndo risco de morte e eu não posso ficar sem fazer nada”, disse o pai.

 

De acordo com Waldemir, a informação repassada pelo Estado é que a aquisição do material estaria em fase de processo licitatório, mas por meio de nota enviada ao T1, a Secretaria de Estado da Saúde informou que Felipe ainda nesta quinta-feira, 25, passará pelo exame para fechar o diagnóstico. Segundo a Sesau, a agulha especial necessária para o procedimento foi adquirida e já está com a equipe médica do HIP. 

 

Outro caso

A mesma situação acontece com outra criança internada no HIP, que desde abril está à espera do mesmo material para fazer o mielograma, exame que avalia a medula óssea. Nesta quinta, Vinícius Lima dos Reis, de 3 anos, deveria ser transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), após piora do quadro de saúde, mas segundo a mãe da criança, Lucivânia Nunes de Sousa, não há vagas disponíveis na UTI hoje. “Me disseram aqui que vão providenciar alguma vaga para ele mas não me deram previsão. Também não me disseram quando terá agulha para ele fazer o exame”.

 

Segundo informações fornecidas pelas equipes do HIP às famílias, uma remessa de agulhas estaria chegando ainda essa semana para suprir a demanda.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários (0)