Cursos gratuitos são iniciados no Centro de Geração de Renda em Araguaína

As aulas começaram nessa segunda-feira, 10, na sede do centro e ainda há vagas para capacitação em assistente administrativo e reaproveitamento de pneus.

Crédito: Divulgação/ Prefeitura de Araguaína

O Centro de Geração de Renda de Araguaína deu início a mais três cursos profissionalizantes: cabeleireiro, assistente administrativo e o inédito reaproveitamento de pneus. Cerca de 50 pessoas participaram da aula inaugural, que foi realizada nesta segunda-feira, 10, e terão instruções e prática até o dia 2 de agosto, com aulas das 14 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

 

Atualmente, há vagas para dois desses cursos. São 15 para o reaproveitamento de pneus e cinco para assistente administrativo. Também já estão abertas as inscrições para capacitação em manicure e pedicure, com limite de 25 alunos e início em agosto. Para se cadastrar, basta comparecer ao Centro de Geração de Renda, localizado na Rua Primeiro de Janeiro, nº 1.800, no Centro, em frente à Praça das Bandeiras, portando os documentos pessoais.

 

Mais informação

 

A dona de casa Gilcilene Fonseca, 35 anos, é uma das alunas que iniciaram o curso de cabelereira. Ela conta que já realiza o serviço de manicure na residência das clientes e pretende usar a capacitação para focar na área da beleza e abrir um negócio. “Eu faço de tudo um pouco, vendo frango e geladinho, mas gosto mesmo é do trabalho de salão e por isso vim aprender”.

 

“A capacitação também é importante mesmo para quem já trabalha na área”, garante a Kátia Jardim, 28 anos, que é cabelereira há oito anos. Ela conta que sente falta de algumas técnicas e do certificado para comprovar sua qualificação profissional. “Resolvi fazer o curso porque tem algumas coisas que ainda não sei e também muitas clientes confiam mais quando a gente tem treinamento”.

 

Treinamento nunca é demais

 

Assim como Kátia, o estudante de ciências contáveis Wadson da Silva, 22 anos, também procurou o Centro de Geração de Renda para obter mais informações por meio do curso de assistente administrativo. “Eu procuro fazer capacitações que sejam para serviços de escritório. O curso é bom para ter mais conhecimento, e assim, entrar no mercado de trabalho e ter currículo melhor. Além de conhecer mais pessoas”.

 

Renda e disponibilidade de serviços

 

Desde 2013, mais de seis mil pessoas receberam formação gratuita ofertada pela Prefeitura de Araguaína, sendo o centro responsável pela capacitação de mais de 4.300 novos profissionais desde 2014.

 

De acordo com o diretor de Políticas Públicas da Secretaria da Assistência Social, Lucas Andrade, a intenção é identificar demandas do mercado e ofertar cursos para gerar renda e disponibilidade de serviços nos bairros. “Levando essas formações profissionais há chance do aluno se fixar no bairro em que mora e dar para ao bairro uma melhor condição social e de serviço”.

 

(Com informações da Prefeitura)

Comentários (0)