Defensoria Pública inaugura novas instalações

Em Guaraí, a Defensoria inaugurou novas instalações. A solenidade de entrega da nova estrutura da Instituição foi feita nesta quinta-feira, 20.

Autoridades inauguram novas instalações em Guaraí
Descrição: Autoridades inauguram novas instalações em Guaraí Crédito: Assessoria

A comunidade carente de Guaraí conta agora com amplas e novas instalações da Defensoria Pública. A solenidade de entrega da nova estrutura da Instituição foi feita nesta quinta-feira, 20, com a presença do defensor público geral do Estado, Marcello Tomaz de Souza, que fez uma retrospectiva histórica que resultou na necessidade da criação da Defensoria Pública para efetiva garantia
dos direitos do cidadão carente, com resgate da cidadania.

Marcello Tomaz ressaltou os avanços da Instituição, no cumprimento da sua missão constitucional de atender a comunidade de forma eficiente, criada para ser uma instituição de Estado e não de Governo, uma instituição republicana com respeito ao povo. “Vamos fazer valer a Constituição, as Leis deste País, para que sejam efetivamente cumpridas e a Defensoria Pública é um destes
instrumentos de acesso digno a justiça”, disse.

Iniciando a programação de entrega das novas instalações foi exibido um vídeo documentário sobre a Defensoria Pública e sua atuação no Estado; em seguida o pároco de Guaraí, padre João Barbosa da Silva, fez um momento de reflexão da edificação das pessoas que se colocam a serviço da Justiça. A execução do Hino Nacional foi feita pela Banda da Polícia Militar de Palmas.

O diretor do Núcleo Regional da Defensoria em Guaraí, defensor público Leonardo Oliveira Coelho, reforçou que a Defensoria Pública é a mais caçula das instituições jurídicas introduzidas no ordenamento jurídico, consolidada como autônoma, independente e essencial a justiça, na Constituição Federal de 1988. “Assim como é certo afirmar que o Poder emana do povo, também se pode
dizer que é do povo, especialmente dos hipossuficientes que advém a legitimidade da Defensoria Pública. O Estado-Defesa, diga-se a Defensoria Pública, é um pilar essencial para sustentar o edifício do Estado de Direito que tanto sonhamos. Para isso precisa estar preparado, em condições materiais e humanas, visando equilibrar forças com as demais instituições que compõem osistema de Justiça. E o novo espaço entregue proporcionará a servidores e Defensores condições mais adequadas de trabalho, em especial a esta nova  era do processo virtual”, disse.

O prefeito de Guaraí, Padre Milton Alves da Silva, colocou a importância da nova estrutura que atende duas finalidades: aumentar a autoestima daqueles que ali trabalham, resultando em melhor produção; e propiciar melhor atendimento aos que procuram pelos serviços da Instituição. “Parabéns à Defensoria Pública e que aqui seja um lugar para acolher bem as pessoas”, disse o Prefeito.  A juíza Sarita Von Roerder, diretora do Foro de Guaraí, ressaltou o imenso orgulho de comparecer a cerimônia, “um momento memorável para o Estado, mas principalmente para a sociedade de Guaraí. “O Poder Judiciário jamais poderia cumprir seu papel, se não ladeado pelo fiscal da Lei que é o Ministério Público; do advogado privado, e da Defensoria Pública que nasceu da necessidade de atendimento à comunidade carente”.

Também ressaltou a importância da nova estrutura, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Guaraí, Ildelfonso Domingos Ribeiro Neto, que reforçou a relação muito próxima entre OAB e Defensoria Pública e parabenizou a Instituição, pois “que quem ganha com este crescimento institucional é a comunidade carente que necessita dos serviços jurídicos de qualidade”,
ressaltou.

Os servidores do Núcleo Regional de Guaraí, representados pelo gerente da unidade, Stefan Cavalcante Coutinho, receberam do defensor público Leonardo Coelho uma placa em homenagem pelos serviços prestados, de forma eficiente e comprometida, em prol da comunidade assistida.

Após o descerramento da placa inaugural e o desenlace da fita, as autoridades presentes visitaram as instalações da Defensoria Pública. Participaram da solenidade o juiz Marcelo Laurito Paro, a secretária de Administração de Guaraí, Eloisa Dias, secretário municipal de Desenvolvimento Social, Emanoel Aires do Nascimento, diretora regional de Ensino, Vânia Pereira de Sousa, do Conselho Tutelar os representantes Telmo Pereira, Anita Martins Nascimento e Kedima Tavares; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Marcos Valério Soares, delegado regional de Polícia Civil, Jatet Faustino de Oliveira, entre demais autoridades locais e estaduais.

Também prestigiaram a programação em Guaraí, os defensores públicos Adir Pereira Sobrinho, Mary de Fátima Ferreira de Paula, Marlon Costa Luz Amorim, Evandro Soares da Silva, Rubismark Saraiva Martins e Neuton Jardim dos Santos.

 

(Por Caroline Spricigo)

Comentários (0)