Defesa Civil de Araguaína alerta população sobre riscos de chuvas intensas

O Alerta Amarelo, dado para os estados do Tocantins, Goiás e Mato Grosso, prevê chuvas entre 20 e 30 mm por dia e até 50 mm por dia, além de ventos intensos de 40 até 60 km por hora.

Alerta é para as próximas 24 horas
Descrição: Alerta é para as próximas 24 horas Crédito: Reprodução

Após alerta de chuvas intensas divulgado pelo Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) nesta terça-feira, 15, a Defesa Civil de Araguaína orienta moradores quanto a ações recomendadas neste período. O Alerta Amarelo, dado para os estados do Tocantins, Goiás e Mato Grosso, prevê chuvas entre 20 e 30 mm por dia e até 50 mm por dia, além de ventos intensos de 40 até 60 km por hora, nas próximas 24 horas.



Entre os avisos estão o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Os moradores podem obter mais informações ou buscar atendimento junto à Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).


Em alerta


As recomendações dadas pelo secretário municipal da Defesa Civil, Ricardo Isaías Pereira, são principalmente em casos de rajadas de vento. Ele orienta que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de quedas e descargas elétricas e não estacionem veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda.



Outra recomendação é quanto ao uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. “O risco é de que uma descarga elétrica atinja a pessoa durante o uso”, alertou.



Quanto à estrutura das casas, o secretário aponta que os moradores façam uma revisão nos telhados. “O vento vindo de áreas incomuns, do leste, é suscetível a levar o telhado em caso de falta de manutenção”.



Pereira ainda cita que proprietários de lotes e casas mantenham a poda das árvores para evitar a queda durante as rajadas de ventos. 

Comentários (0)