Dependentes ganham espaço de acolhimento e órgãos de controle destacam desafios

Centro de Apoio Psicossocial em Palmas oferece atendimento 24 h com equipe multiprofissional; representantes de órgãos de controle parabenizaram a obra e destacaram os desafios dessa área

Prefeito inaugura Centro em Palmas
Descrição: Prefeito inaugura Centro em Palmas Crédito: Fotos: Secom/Palmas

A prefeitura de Palmas inaugurou uma nova sede do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD III) nesta segunda-feira, 5. O novo CAPS AD III, que oferta atendimentos multiprofissionais a dependentes de álcool e outras drogas, está localizado na Arno 12 (Alameda dos Jatobás APM-09), ao lado da Paróquia São Judas Tadeu. O serviço funciona na modalidade “portas abertas”, sendo que qualquer pessoa que precise dos atendimentos ofertados pode procurar o CAPS AD III espontaneamente, sem qualquer barreira ou necessidade de agendamento prévio.

 

O espaço conta com uma equipe técnica composta por assistentes sociais, enfermeiros, farmacêutico, médicos psiquiatras, psicólogos, técnicos de enfermagem e terapeuta ocupacional, além dos servidores que atuam na administração e auxiliares de serviços gerais.

 

Na solenidade de inauguração estiveram presentes várias autoridades, entre estas, vereadores de Palmas, o defensor público Arthur Luiz Pádua Marques e a promotora de Justiça Maria Roseli de Almeida Pery, representando o Ministério Público Estadual, que parabenizaram a inauguração do espaço e destacaram os desafios da rede de apoio e atenção à dependentes químicos.

 

Desafios pela frente

Em entrevista ao T1 Notícias o defensor público do Núcleo de Saúde da Defensoria Pública, Arthur Luiz Pádua, parabenizou o avanço da rede de saúde municipal e destacou ainda a falta de algumas estruturas para atender plenamente esse público. “Ainda falta uma unidade de acolhimento, o CAPS I, que são outros componentes da rede. O CAPS AD é uma unidade de acolhimento inicial. Sempre lutamos por uma estrutura melhor e não tinha equipe, nada. E isso vem avançando muito. O consultório na rua, que é um dos grandes desafios, eles implantaram um recentemente ligado ao CAPS e outro ao ‘Palmas que te Acolhe’”.

 

O defensor também lembrou a importância do Governo do Estado oferecer aporte aos dependentes. “Quando a pessoa está numa grave situação de rua, ela precisa de um consultório na rua. Ainda falta ampliar os consultórios na rua, mas a situação vem avançando. Importante também seria se o Estado fizesse também o papel dele, porque uma parte é de responsabilidade dele. Hoje o Estado não tem vaga para desintoxicar uma pessoa, por exemplo”, ilustrou Arthur Pádua. “A população viciada que acaba levando a pessoa em situação de rua, se não houver um cuidado adequado e real a essas pessoas o caminho delas é o crime, perturbar a sociedade. Quando a gente fala de pessoas que estão na dependência, a gente sabe que alguns furtam e até roubam para manter o vício. Se a gente cuidar dessas pessoas, certamente a criminalidade diminuirá e certamente a população carcerária também diminuirá. Doentes devem ser cuidados onde há cuidados para doentes. Então ampliando a rede na política da atenção aos viciados isso contribuirá com a diminuição da criminalidade”, avaliou o defensor.

 

A promotora de saúde do Ministério Público Estadual, Maria Roseli Pery, parabenizou a gestão pela entrega da obra e ressaltou a importância do serviço de atenção ao dependente químico. “Quero lembrar que a cada dia que passa temos mais jovens fazendo o uso do álcool, e já sabemos que o álcool é a porta de entrada para outras drogas. Estamos muito preocupados com isso. Eu tenho certeza que essa unidade vai fazer a diferença nesse serviço que, para mim, é o mais desafiador da área da saúde. Os órgãos e a sociedade também tem responsabilidade com essas pessoas”, pontuou.

 

Investimento

Na construção foram investidos R$ 1.541.231,35 milhão, além de outros recursos para aquisição de mobiliário e equipamentos, os quais serão distribuídos num espaço de 1.033 m², composto por 41 ambientes, sendo três salas de atendimento individualizado, duas salas de atividades coletivas, uma sala para oficinas terapêuticas, um espaço de convivência, uma cozinha, uma padaria, um refeitório, área de lazer com piscina e vestiário, quatro quartos para acolhimento noturno de usuários, entre outros espaços.

 

Conforme determinado pelo Ministério da Saúde (Portaria nº 130/2012), para cada grupo populacional de 200 a 300 mil habitantes deve haver um CAPS AD III, ou seja, a unidade de Palmas tem capacidade para suprir a demanda da Capital, cuja população está estimada em torno de 279.856 habitantes.

 

Antiga Unidade

Os atendimentos do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (CAPS AD III) aconteciam no antigo prédio alugado, localizado na quadra 106 Sul. Com a nova estrutura pronta, os dependentes químicos poderão ter acesso a um acompanhamento mais intenso, principalmente nos casos graves decorrentes do uso de drogas, evitando internações desnecessárias.

Comentários (0)