Deputados e motoristas pedem que Amastha revogue decreto que limita vans

Deputados estaduais e motoristas do transporte intermunicipal estão reunidos com o prefeito Amastha no AMA para pedir que o decreto que limita tráfego de vans seja revogado.

Reunião acontece na tarde desta 3ª, no AMA
Descrição: Reunião acontece na tarde desta 3ª, no AMA Crédito: Bonifácio/T1Notícias

Reunião ocorrida entre o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, os deputados estaduais Ricardo Ayres, Elenil da Penha e Luana Ribeiro, e ainda, um representante da Agência Tocantinense de Regulação (ATR) e Renato Mendes, da Secretaria de Defesa Social do Estado, no gabinete da prefeitura, antigo AMA, no final da tarde desta terça-feira, 11, discutiu a possibilidade de revogação do decreto municipal publicado no dia 17 de julho, que limita o tráfego de vans que fazem o transporte intermunicipal dentro da Capital. Motoristas e representantes das empresas de transporte aguardaram o fim da reunião do lado de fora do gabinete.

 

Os parlamentares apresentaram ao prefeito a preocupação com a limitação do tráfego, principalmente com relação às pessoas mais carentes, que não tem condições de pagar taxi ou mototaxi, e ainda, aqueles que por alguma limitação física não podem andar de ônibus. Por sua vez, Amastha explicou que a medida foi adotada pensando na segurança da população, pois com o método de transporte adotado atualmente não é possível fiscalizar o que, ou quem é transportado.

 

A deputada Luana Ribeiro propôs que seja apresentada uma proposta que contemple tanto possíveis medidas segurança, quanto a preservação da mobilidade dos passageiros. Uma reunião foi agendada para as 11h da manhã desta quarta-feira, 12, com os representantes do transporte alternativo, motoristas e cooperativas, e outra reunião, que ainda não foi marcada, entre os parlamentares e o prefeito.

 

Ao T1 Notícias, o representante dos profissionais de transporte alternativo, Wesley da Van, disse que a categoria espera que o prefeito revogue o decreto e permita que os veículos continuem trafegando em toda a cidade. “Nós esperamos que os deputados sensibilizem o Amastha para que ele volte atrás na decisão de limitar nosso trajeto, a população que a gente faz o transporte precisa do serviço que fazemos aqui na Capital”.

 

Se o decreto for mantido, a partir do próximo dia 15 de agosto as vans só poderão pegar ou desembarcar passageiros na rodoviária, ou em quatro pontos espalhados em Palmas.

 

Atualizada às 19h09, de 11/08

 

Saiba mais: Vans estão proibidas de buscar passageiros em casa; secretário alega segurança 

Comentários (0)