Desfile cívico-militar marca encerramento das comemorações dos 30 anos de Palmas

A Marinha do Brasil deu início às apresentações seguida pelo 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro e pela participação da Associação dos Pioneiros de Palmas.

Crédito: Divulgação/Junior Suzuki

Fechando as comemorações pelos 30 anos de Palmas, na noite dessa segunda-feira, 20, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria da Educação (Semed), realizou o já tradicional desfile cívico-militar alusivo à data.

 

Milhares de pessoas estiveram presentes na Avenida Tocantins do Aureny I, para prestigiar o desfile cívico que contou com a participação de cerca de 3.100 integrantes de nove escolas da rede municipal de ensino e cinco escolas da rede estadual, além das corporações militares e dos representantes da sociedade civil Ordem Demolay, Desbravadores e Força Jovem Universal. A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, abriu o desfile com revista às tropas, acompanhada das autoridades militares, em carro aberto.

 

A Marinha do Brasil deu início às apresentações seguida pelo 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro e pela participação da Associação dos Pioneiros de Palmas. Na sequência, foi a vez dos alunos representantes da rede municipal de ensino passarem pela avenida mostrando ao público a evolução da educação municipal ao longo desses 30 anos.

 

Os alunos Escolas de Tempo Integral (ETI) Cemil Margarida Lemos (Cemil), Padre Josimo Tavares, Almirante Tamandaré, Caroline Campelo, Eurídice de Mello e das Escolas Municipais Beatriz Rodrigues, Anne Frank, Rosemir Fernandes e Mestre Pacífico Siqueira Campos apresentaram o histórico da instituição com número de alunos atendidos, a modalidade de ensino e tudo o que é ofertado pelas unidades educacionais do Município.

 

O desfile contou também com a apresentação das escolas da rede estadual de ensino, CEM Taquaralto, Colégio Novo Horizonte, Colégio São José, Escola Maria dos Reis e Colégio Militar do Tocantins.

 

A ato cívico foi encerrado com o desfile motorizado das corporações do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Polícia Militar do Tocantins, Corpo de Bombeiros, Agentes de Trânsito da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) e Guarda Metropolitana de Palmas, com suas viaturas operacionais motorizadas e operações de apoio.

 

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, avaliou positivamente o ato cívico. “A Semed fez um trabalho belíssimo trazendo as nossas escolas e nossas crianças para apresentar à população o sucesso que é a nossa gestão dentro da sala de aula também. Nós temos inúmeros motivos para comemorar porque avançamos muito, mas temos muitos desafios pela frente ainda, temos muitos bons motivos a comemorar, mas precisamos fazer com que a Educação de Palmas tenha uma equidade e nós vamos trabalhar de forma a ofertar a mesma qualidade dos serviços em todas as nossas escolas”, disse a prefeita.

 

Morador da Capital há 28 anos, Jaime Benigno, pai de três alunos da rede municipal era só orgulho ao falar da cidade que ajudou a construir. “São muitos anos, quando chegamos aqui em 1991, o poeirão cobria tudo, tinha muito mosquito, nós vimos a cidade se transformar, por isso é um prazer estar aqui hoje comemorando o seu desenvolvimento e vendo nossos filhos desfilarem para celebrar os 30 anos de Palmas. Viemos do Piauí, fincamos raízes aqui, tivemos e criamos nossos filhos aqui, temos netos, então, se Deus quiser, terminaremos nossos dias nessa cidade que escolhemos para viver”, discorreu.

 

A filha de Benigno, Franciele dos Santos, aluno do 9º ano do Cemil Professora Margarida Lemos disse estar muito honrada em desfilar conduzindo a Bandeira do Brasil. “Eu nunca tinha desfilado como porta-bandeira e o sentimento que fica é o de gratidão por representar minha escola no aniversário da minha cidade”, comemorou a estudante.

 

Assim como Franciele, outro palmense de nascimento, Maycon Souza, 14 anos, integrante da Fanfarra da Escola Beatriz Rodrigues contou que mesmo desfilando pelo quinto ano consecutivo, todo ano sente uma emoção muito grande em poder estar na avenida representando sua escola e celebrando o aniversário da Capital.

 

Morando em Palmas há pouco mais de um ano, Beatriz Bispo falou da alegria em assistir o desfile cívico. “Esta é a primeira vez que assisto um desfile aqui e eu amei, me emocionei muito, achei tudo lindo, muito lindo mesmo. Só posso parabenizar quem organizou esse desfile de aniversário tão maravilhoso, e também os jovens que fizeram bonito desfilando pra gente”, destacou.

 

A secretária municipal da Educação, Juscéia Garbelini, comemorou o desempenho das escolas na avenida. “Nós podemos afirmar que a rede municipal é protagonista da história de Palmas e hoje ela firmou mais um capítulo desse história. O desfile foi maravilhoso, ouvir o Hino de Palmas sendo reiterado inúmeras vezes na avenida mostra Palmas como a grande protagonista da festa e nós estamos muito felizes por termos participado dessa organização. Palmas vai seguir pujante rumo ao futuro por conta da solidez da sua Educação”, comemorou.

 

(Com informações da Prefeitura de Palmas)

Comentários (0)