Dia D de vacinação contra Poliomielite acontece neste sábado, 17, em Palmas

Semus reforça que todas as salas de vacinas estarão abertas para atender a população

Crédito: Igor Flávio/Prefeitura de Palmas

O Dia ‘D’ de vacinação da campanha nacional contra Poliomielite e Multivacinação está acontecendo neste sábado, 17, com as salas de vacinas municipais abertas até às 17 horas. A campanha tem como objetivo imunizar todas crianças menores de cinco anos de idade e também que os menores de 15 anos atualizem seu cartão de vacinas. A abertura do evento aconteceu pela manhã, na Unidade de Saúde da Família (USF) Francisco Júnior situada na Arso 41 (403 Sul). 

 

Alba Marques é servidora pública e mãe do Bernardo e da Gabriela, menores de cinco anos, e para ela essa ação contribui com a flexibilidade de horários que está ocorrendo aos finais de semana. “A vacinação nos finais de semana ajuda muito as mães que trabalham durante os dias úteis. Elas têm um horário extra e levar os filhos para se imunizarem. Eu senti muita segurança, tem álcool em gel, distanciamento e a unidade de saúde está bem preparada para nos receber”, ressaltou ela.

 

A coordenadora da Central de Vacinas da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Elaine Katzwinkel, explica que a multivacinação e a imunização contra a pólio são campanhas separadas que ocorrem ao mesmo tempo. “É uma maneira de ampliar o atendimento à população para que todos possam atualizar o cartão de vacinas dos menores de 15 anos, e também imunizar contra pólio os menores de cinco anos. Essas campanhas em conjunto contribuem com redução da incidência destas doenças imunopreveníveis”, reforça a coordenadora.

 

As vacinas previstas no calendário de vacinação são disponibilizadas para a população de maneira gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS) e serão realizadas até 30 de outubro em todas as salas de vacinas da Capital.

 

Coronavírus

 

Mesmo diante da situação de pandemia mundial, a Semus destaca a necessidade de vacinar o maior número possível do público alvo da campanha. A meta para a vacinação da poliomielite é de aproximadamente 17.700 crianças na faixa etária de um ano a menores de cinco anos.

 

São adotadas na Rede Municipal da Saúde todas medidas de proteção, reduzindo o risco de contágio da doença entre os servidores da saúde e também da população. Os profissionais de todas as 32 salas de vacinas do município foram treinados para executar as medidas de higienização nos atendimentos dos usuários.

Comentários (0)