Dia D de vacinação contra sarampo e poliomielite é neste sábado

Meta é vacinar 17.397 crianças na Capital

Vacina abrange crianças de até 4 anos, 11 meses e 29 dias
Descrição: Vacina abrange crianças de até 4 anos, 11 meses e 29 dias Crédito: Prefeitura de Palmas

Dezesseis Centos de Saúde da Comunidade (CSC) da Capital estarão abertos a partir das 8 horas para dar início ao Dia D da vacinação contra sarampo e poliomielite. As unidades funcionarão até as 17 horas e vacinará crianças da faixa etária de um ano a menores de cinco. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e adiantou que a abertura oficial acontecerá no CSC do Jardim Taquari, às 8h30.

 

Na primeira semana da campanha (de 6 a 13) cerca de 19% do público alvo foi imunizado, sendo que 3.262 crianças foram vacinadas contra a poliomielite e 3.189 crianças contra o sarampo. A meta é vacinar 17.397 crianças na Capital.

 

Recorrência

 

A superintendente de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Veruska Veras, lembra que tanto a poliomielite quanto o sarampo eram doenças consideradas erradicadas no Brasil, mas voltaram a ser preocupação no País, devido ao histórico de baixas coberturas de vacinação, tendo sido notificados recentemente quase mil casos de sarampo no país; a maioria nos estados do Amazonas e Roraima.

 

“Com base nesse cenário, a campanha de 2018 é indiscriminada na faixa etária de crianças de 01 a menor de 05 anos, ou seja, o Ministério da Saúde pretende atingir as crianças que ainda não se imunizaram, as que precisam completar o esquema vacinal e até mesmo as que já tomaram as duas doses anteriormente, pois a ideia é aplicar um reforço que minimize o risco de falha vacinal”, ressalta.

 

Sarampo

 

O esquema de imunização contra o sarampo exige duas doses da vacina, uma com 12 meses (tríplice viral) e a segunda com 15 meses (tetra viral). “Porém, devido aos surtos que têm ocorrido nos país, o Ministério da Saúde convocou a campanha para aumentar a cobertura vacinal e impedir a disseminação do sarampo”, reitera a superintendente. 

 

Poliomielite

 

Com relação à poliomielite, as crianças que nunca receberam nenhuma dose na vida receberão a vacina inativa (injetável). Já as crianças menores de 05 anos que já tomaram pelo menos uma.

 

Confira os locais de vacinação durante o Dia D

 


- CSC Arno 41

- CSC Arno 42

- CSC Arne 53

- CSC Arno 71

- CSC Loiane Moreno (Arse 24)

- CSC Francisco Junior (Arso 41)

- CSC Arse 82

- CSC Sátilo Alves (Arso 111)

- CSC Arse 131

- CSC Jardim Taquari - abertura oficial

- CSC Laurides Milhomem (Jardim Aureny III)

- CSC Alto Bonito (Jardim Aureny IV)

- CSC Eugênio Pinheiro (Jardim Aureny I)

- CSC Santa Fé

- CSC Bela Vista

- CSC Walterly Wagner (Taquaruçu)     

 

Comentários (0)