Dia de Cooperar reúne cooperativas em atividades comemorativas em Taquaruçu

Em Taquaruçu, as cooperativas Unimed Palmas, Sicoob Credipar, Sicoob Unicentro Brasileiro, Coopanest se reuniram para realizar mais de 11 oficinas na escola

Atividades foram realizadas em Taquaruçu
Descrição: Atividades foram realizadas em Taquaruçu Crédito: Renata Ramos

Na manhã de sábado, 4, o Dia de Cooperar, também chamado de “Dia C”, mobilizou voluntários e crianças em Taquaruçu, distrito de Palmas, na Escola Estadual Duque de Caxias. Esse ano, a celebração ocorreu no Dia Internacional do Cooperativismo e as cooperativas buscaram passar o objetivo do cooperativismo.

 

Em Taquaruçu, as cooperativas Unimed Palmas, Sicoob Credipar, Sicoob Unicentro Brasileiro, Coopanest se reuniram para realizar mais de 11 oficinas na escola, dentre atividades de recreação, palestra de conscientização e oficinas de artes, além de apresentações culturais.

 

Para a professora da escola, Maria Aparecida Rodrigues Pinheiro, o cooperativismo auxilia a melhoria da sociedade. “Foi a primeira vez que participei do Dia C e as ações foram maravilhosas e esperamos que se estendam mais vezes”, disse.

 

O Sistema OCB é o responsável por impulsionar o “Dia C” e movimentar a transformação social em todo o país. Em Palmas, o Sistema OCB/TO acompanhou a organização das cooperativas e dos voluntários. “Todos os anos as cooperativas escolhem as ações e esse ano, em especial, eles se apropriaram mais do “Dia de C”, se mobilizaram em trouxeram até parceiros. As oficinas e as ações deles estavam muito bem organizadas”, disse.

 

O programador técnico da Unimed Palmas, Andres Werbet Brito, voluntário pela segunda vez no Dia C destacou a importância do cooperativismo para as pessoas. “É muito gratificante poder colaborar e acredito que essas ações poderiam ser repetidas mais vezes. Nós como colaboradores de cooperativas podemos auxiliar o desenvolvimento de crianças para que elas possam aprender alguma atividade para a vida”.

 

“Dia C”

O Dia do Cooperar (Dia C) é um movimento de voluntariado desenvolvido pelo sistema cooperativista brasileiro que conta com a participação efetiva das cooperativas como idealizadoras e mantenedoras dos projetos. O objetivo é promover e estimular a integração das ações voluntárias, de norte a sul do País de forma permanente. Uma vez por ano, as cooperativas realizam uma grande celebração do Dia C de forma simultânea em todo o Brasil.

Comentários (0)