Dia Mundial de Combate aos Agrotóxicos: Semus realça importância de ações de proteção

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a Capital ocupa a segunda posição dentre as cidades tocantinenses em relação aos casos de intoxicação por agrotóxicos

Crédito: Divulgação/Prefeitura de Palmas

No Dia Mundial de Combate aos Agrotóxicos, 3 de dezembro, a prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Munipal de Saúde, ressalta a importância de ações de promoção e proteção à saúde da população em relação aos agrotóxicos.

 

Entre alguns dos trabalhos realizados durante o ano como forma de proteção pela secretaria estão o acompanhamento e avaliação periódica das intoxicações, identificação de áreas contaminadas com monitoramento da população exposta, notificação, tratamento e acompanhamento, bem como monitoramento semestral de resíduos de agrotóxicos em água para consumo humano, dentre outras.

 

Conforme a Semus, a Capital ocupa a segunda posição dentre as cidades tocantinenses em relação aos casos de intoxicação por agrotóxicos.

 

Desde 2014, Palmas desenvolve o Plano Municipal de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos, em que identifica problemas e desenvolve ações de proteção e promoção da saúde aos impactos causados pela exposição aos agrotóxicos na Capital e no seu entorno.

 

“Os agrotóxicos causam danos extremamente graves à saúde, como alterações hormonais e reprodutivas, danos hepáticos e renais, disfunções imunológicas, distúrbios cognitivos e neuromotores”, afirma a coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental da Semus, Lusy Almeida.

 

A rede municipal de saúde também atua na avaliação de riscos em ambientes e processos de trabalho, inspeção em depósitos de agrotóxicos em grandes propriedades no entorno do município, manutenção de banco de dados de empresas que trabalham com desinsetização, limpeza e capina química, orientações sobre o uso, cadastro de áreas com suspeita de contaminação de solo, capacitações de servidores e apoio a instituições na resolução dos problemas relacionados aos agrotóxicos.

Dados

 

Segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), o Estado do Tocantins, registrou no período de 2011 a 2010 um total de 2.872 casos por intoxicação exógena por agrotóxicos (agrícola, doméstico, saúde pública, raticida, produtos veterinários).

 

Em Palmas, das 478 notificações, 51 casos foram em 2019 e 40 casos até o dia 27 de novembro deste ano. Observou-se que pelo fácil acesso na compra, as intoxicações por raticidas prevaleceram, com 42% das ocorrências notificadas.

 

Dia Mundial de Combate aos Agrotóxicos

 

O Dia Mundial de Combate aos Agrotóxicos relembra a tragédia ocorrida há 36 anos, em Bhopal, capital de Madhya Pradeshcon, na Índia, em que vazaram 40 toneladas do gás tóxico isocianato de metilo (MIC), químico utilizado na elaboração de um praguicida. O MIC entrou na corrente sanguínea das pessoas que o inalaram, causando danos aos olhos, pulmões, cérebro e aos sistemas imunológicos, reprodutivos musculoesqueléticos e outros, assim como à saúde mental. Estima-se que cerca de 4 a 10 mil pessoas morreram nos três primeiros dias, muitas delas crianças. Outras 560 mil pessoas tiveram sequelas do acidente.

Comentários (0)