DianoFolia 2018 é sucesso de público e tem folia marcada por resgate cultural

O domingo de Carnaval, 11, foi marcado pela emoção com o desfile dos blocos de rua. Blocos antigos que já fizeram a alegria dos foliões retornaram às ruas da cidade

Carnaval popular é resgatado com apresentação de blocos
Descrição: Carnaval popular é resgatado com apresentação de blocos Crédito: Prefeitura de Dianópolis

O DianoFolia 2018 voltou com tudo e caiu no gosto da galera novamente. Com público fiel nas noites de shows, a Praça Ana Valente viu o resgate do carnaval popular de Dianópolis retornar com toda força. O domingo de Carnaval, 11, foi marcado pela emoção com o desfile dos blocos de rua. Blocos antigos que já fizeram a alegria dos foliões retornaram às ruas da cidade fazendo o público se emocionar ao som das marchinhas.

 

Na tarde de domingo, o bloco Bostoró levou emoção com o desfile do bloco bostorozinho, que levou a criançada para uma matinê no circuito da folia. A festa foi animada com músicas infantis, crianças fantasiadas e um ritmo que animou os foliõezinhos na companhia dos pais.

 

À noite, a emoção foi marcada com a entrada dos blocos no circuito. O bloco Sapo foi ovacionado pela multidão que acompanhava o desfile. Ao grito de “o sapo voltou”, os foliões pularam na avenida, relembrando a alegria, a amizade de integrantes que também já fizeram parte do bloco, que retornou com tudo no DianoFolia. “É muita emoção, viver para presenciar e participar de um momento como este. O retorno dos blocos de rua, o resgate da nossa cultura. O sapo voltou e voltou para ficar”, disse Zilmar Wolney Aires Filho (Zilô), que subiu ao palco para cantar o hino do bloco.

 

Quem também emocionou os foliões e o público foi o bloco Gato e as Catrevagens, que levou para a avenida a emocionante história de um dos fundadores do bloco – “Manelinho”, que morreu no ano passado, deixando marcas de companheirismo, alegria, dedicação e muita animação aos foliões do bloco. Gato e as Catrevagens deu um show de participação na avenida com irreverência e folia, para a alegria dos foliões.

 

Além do desfile, a noite de domingo foi animada pelos Mirindibinhas, Swuing Nosso e Deivinho e Banda. O grande show da noite foi com a dupla sertaneja Frederico & Lorenzo que levou o público à loucura com músicas que já são sucesso nacional.

 

Segunda-feira de folia

 

Na segunda-feira, 12, a programação teve início logo pela manhã, com o bloco Enxutos, um dos momentos mais esperados do Carnaval de Dianópolis. O bloco, que tem a tradição de reunir foliões em sua sede, ao som de marchinhas, forró pé de serra e comidas típicas, saiu às ruas da cidade, com mais de 500 foliões, que se divertiram com a tradição de molhar as pessoas do bloco. O entrudo é um patrimônio da cultura popular da região Sudeste do Estado e também faz parte da festa de momo pelas ruas e avenidas de Dianópolis.

 

No final do dia, Enxutos e 100% Ordinário formam um bloco só no encontro no Bar dos Advogados. Uma verdadeira folia, onde amigos todos os anos se reencontram para festejar a amizade e a felicidade do reencontro. “Queremos isso. Manter viva essa chama da cultura popular da nossa cidade. O Carnaval de Dianópolis voltou e assim como o Sapo, voltou para ficar. E vamos juntos com muita alegria preparar o Carnaval de 2019. Só temos a agradecer cada folião, cada bloco por acreditarem no DianoFolia”, disse o prefeito Padre Gleibson Moreira.

 

A noite de segunda-feira foi animada por artistas locais e a grande atração nacional – Saiddy Bamba, que animou os foliões com a pegada do axé e do pagode baiano.

 

Nesta terça-feira, 13, quem se apresenta no palco principal é a banda Pagodart, levando ao público o melhor da swingueira. A programação desta terça terá também artistas locais, com início a partir das 17h, já que à meia noite encerram as festividades.

 

Segurança

 

De acordo com a Polícia Militar, o DianoFolia está acontecendo dentro de toda normalidade, sem nenhum incidente até o momento. Além da Polícia Miltiar, Corpo de Bombeiros e segurança privada também contribuem para a segurança do evento. 

 

Confira fotos do evento:

Comentários (0)