DianoFolia reuniu 40 mil pessoas durante cinco dias de festa de carnaval

Foram cinco dias de festa, mais de 100 horas de pura alegria na “Capital do Mundo”. Quatro bandas nacionais, 10 apresentações regionais, e oito blocos de Rua

Carnaval na cidade foi sucesso de público
Descrição: Carnaval na cidade foi sucesso de público Crédito: Prefeitura de Dianópolis

A festa acabou, mas para o povo de Dianópolis ficou a alegria do resgate cultural, da tradição que voltou às ruas da Terra das Dianas com o retorno do Carnaval de Rua, com os blocos da cidade.

 

Foram cinco dias de festa, mais de 100 horas de pura alegria na “Capital do Mundo”. Quatro bandas nacionais, 10 apresentações regionais, oito blocos de Rua e uma multidão reunida na Praça Ana Valente, brindando a alegria e a volta do DianoFolia.

 

O resgate cultural do melhor Carnaval de Rua do interior do Tocantins atraiu cerca de 40 mil pessoas durante os cinco dias de festa, movimentando a economia da cidade, atraindo turistas e levando de volta filhos de Dianópolis que foram prestigiar o retorno da festa mais tradicional da cidade.

 

O DianoFolia, teve início ainda na sexta-feira, 9, com a Caminhada da Paz e o Carnaval da Inclusão, envolvendo o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), CRAS e CREAS. Na noite de sexta-feira o encontro foi marcado no Clube da Melhor Idade com reencontro de amigos e foliões das antigas, que já fizeram e fazem a alegria do Carnaval de Dianópolis.

 

O sábado, 10, foi marcado pelo retorno dos blocos de rua, com a concentração do bloco Indagaê e a Caminhada Alcoologica, que reuniu os foliões em clima de festa, percorrendo Ruas e Avenidas da cidade. À noite no palco a animação ficou por conta da Banda baiana Ed City e apresentações regionais.

 

O domingo de Carnaval, 11, também foi marcado pela irreverência e alegria do retorno do bloco da Rua do Sapo, Gato e Catrevagens, 100% Ordinário e Colonos da Garganta, que invadiram o circuito da folia em um reencontro dos blocos no desfile que foi marcado por muita emoção e alegria. O show da dupla Frederico e Lorenzo incendiou o público, encerrando a festa no domingo.

 

Já na segunda-feira, 12, a expectativa era o bloco dos Enxutos, que todos os anos, vão para as Ruas e Avenidas com foliões se divertindo no “entrudo” que é a tradição de molhar os foliões, em uma brincadeira que é tradição no Carnaval de Dianópolis e na região Sudeste do Tocantins.

 

Os Enxutos seguiram para o famoso encontro com o bloco 100% Ordinário no Bar dos Advogados. À noite, a festa ficou por conta da Banda Saiddy Bamba no palco principal.

 

Na terça-feira, 13, foi realizada a entrega dos troféus de participação dos blocos no retorno do DianoFolia, que fechou a programação com chave de ouro com apresentação da Banda Pagodart, com o melhor do swing baiano.

 

“Foram cinco dias de muita alegria. Uma festa feita para o povo. O mais importante de tudo foi o resgate da nossa cultura, da nossa tradição. Ver os amigos de longas datas se reencontrar nos blocos de Rua, na Cidade, no DianoFolia nos motivou ainda mais para que ano que vem, possamos fazer uma festa melhor ainda. Nosso muito obrigado a todos os parceiros que contribuíram para o sucesso deste evento”, disse o prefeito Padre Gleibson Moreira.

 

Festa segura

 

Com tranquilidade, a festa contou com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, segurança especializada e presença da secretaria municipal de saúde. Nenhuma ocorrência de vulto foi registrada no circuito da folia durante os dias de festa. “Nosso agradecimento a cada militar, cada bombeiro, cada pessoa que contribuiu para que o evento fosse um sucesso. Dianópolis precisava desta retomada de sua cultura e saber que estas forças nos ajudaram realizar esse retorno com sucesso, não tem palavras que expressem a gratidão”, afirmou o prefeito.

 

(Com informações da Ascom/Prefeitura de Dianópolis)

Comentários (0)