Dimas diz que macrodrenagem de Araguaína poderá ter recurso de banco internacional

Em audiência em Brasília, o prefeito recebeu apoio do ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, para encaminhar projeto para financiamento junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina

Prefeito tem audiência com ministro
Descrição: Prefeito tem audiência com ministro Crédito: Foto: Thatiane Cunha

Cumprindo agenda em Brasília nesta quinta-feira, 23, o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, conseguiu o apoio do ministro do Planejamento, o araguainense Dyogo Oliveira, para encaminhar o projeto de macrodrenagem da cidade para o Banco de Desenvolvimento da América Latina - CAF (Comunidade Andina de Fomento). Segundo o ministro, o banco poderá financiar o projeto da Prefeitura, que tem como objetivo resolver um dos problemas crônicos da cidade, os alagamentos.

 

“Tivemos uma reunião muito objetiva hoje com o prefeito Ronaldo Dimas tratando de um projeto que vai diminuir e quiçá acabar com o problema de inundações em Araguaína. Encaminhamos o projeto para um financiamento internacional e acreditamos que dentro de um prazo de doze meses já esteja aprovado e a Prefeitura possa iniciar a aplicação do recurso”, confirmou Oliveira.

 

O prefeito Ronaldo Dimas ainda contou com o apoio de técnicos do Ministério para que assessorem no encaminhamento do projeto para a busca de recursos com prioridade. “Estamos buscando cumprir os prazos e conseguir esses recursos que são de muita importância para a qualidade de vida do araguainense. Não mediremos esforços para que possamos passar por todas a instâncias do processo com êxito”, disse Dimas.

 

O prefeito ainda explicou sobre o projeto aos técnicos do Ministério, que vai além de canalização de córregos, mas contará ainda com bacias detenção da água das chuvas e áreas de proteção ambiental.

 

CAF

Também nesta quinta-feira, o prefeito Ronaldo Dimas esteve no escritório brasileiro da CAF, onde apresentou a diretores o projeto de macrodrenagem de Araguaína, além de todo o planejamento da cidade. Com sinalização positiva de investimento, a cidade poderá ser contemplada com obras já neste ano.

 

“A cidade está com os projetos adiantados e justamente em uma das áreas que estamos priorizando, o saneamento”, adiantou o executivo sênior do setor público da CAF,  José  Rafael Neto.

 

Agenda em Brasília

No dia anterior, Dimas, juntamente com o senador Vicentinho Alves e o deputado federal Aelton Freitas, esteve em reunião com o ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa. Durante a audiência, o ministro garantiu prioridade para a obra de modernização do Aeroporto da cidade, que atende toda a região, e liberação do orçamento para abril, quando deverá iniciar o processo de licitação das obras.

 

Ainda na quarta, Dimas também conseguiu sinalização positiva para liberação de recursos para mais duas escolas de tempo integral na cidade e de recursos para as obras já em andamento na cidade, tanto de escolas como de creches. O prefeito foi recebido pelo presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Silvio Pinheiro, e pelo assessor de orçamento da deputada federal Professora Dorinha, Carlos Manzini, na sede da instituição.

 

Ainda foi garantido que técnicos do FNDE irão à cidade para treinar técnicos municipais que operarão o Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec), que garante o andamento regular das obras e liberação de recursos dentro dos prazos previstos na execução das obras.

Comentários (0)