Dimas entrega nova creche em Araguaína com nome de João Ribeiro; parentes prestigiam

Na solenidade, ocorrida nesta manhã, o prefeito de Araguaína lembrou da trajetória de vida do homenageado João Ribeiro e sua influência no amor que sente pelo Estado

Deputada Luana, filha de João, se emociona ao lembrar do pai
Descrição: Deputada Luana, filha de João, se emociona ao lembrar do pai Crédito: Ascom Araguaína

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, entregou na manhã desta segunda-feira, 5, a oitava creche à população araguainense em sua gestão. A unidade, que fica no Setor Nova Araguaína, recebeu o nome do Prefeito João Batista de Jesus Ribeiro e atenderá mais de 400 crianças dos bairros próximos. As aulas devem iniciar no próximo dia 12.


Na solenidade de inauguração, Dimas destacou o trabalho de João Ribeiro em prol de obras no Tocantins, lembrando que ele disponibilizou emenda para a construção da creche.


Dimas comentou ainda que o homenageado foi um dos responsáveis por ele também amar o Tocantins e buscar contribuir com obras de qualidade para a população. “Eu fui comerciante na cidade de Araguaína, no ramo de sementes e lanches. Depois de um tempo, fui para Uberaba (MG) para terminar o curso de Engenharia e, quando retornei, meu primeiro trabalho foi como engenheiro na Prefeitura de Araguaína, quando João Ribeiro era o gestor. Nem imaginava um dia estaria ocupando o mesmo cargo e, muito menos, que ia poder prestar esta justa homenagem a ele”.


Estiveram presentes na inauguração o vice-prefeito, Fraudneis Fiomare; o presidente da Câmara de Vereadores, Marcus Marcelo Barros; deputados estaduais Elenil da Penha e Luana Ribeiro; secretário municipal da Educação, Jocirley de Oliveira; prefeito de Muricilância, Alessandro Borges; ex-deputado federal Eduardo Gomes, vereadores, secretários e outras autoridades, além dos irmãos do homenageado, Lázaro, Silvia e Romilda Ribeiro.


Homenagem


Filha de João, a deputada Luana Ribeiro apresentou um vídeo-documentário sobre a trajetória do seu pai e destacou que ele era conhecido como “João das creches” e “João do Povo”.


 “Eu estou muito feliz que a primeira obra em sua homenagem em Araguaína é uma creche, ele que construiu mais de 140 pelo Estado. O maior patrimônio que meu pai me deixou foram os ensinamentos, ele sempre me dizia: 'Exige mais de você do que dos outros' e tenho buscado isso. Sempre quis honrar toda a história do meu pai e é isso que me faz servir ao povo tocantinense”, frisou a deputada.


Estrutura de excelência

 

Com critérios de construção de alto padrão, do tipo B do Ministério da Educação, a creche inaugurada tornará o acesso à Educação mais próximo das casas das crianças.  “Nós tínhamos problemas da falta de vagas, que fomos identificando e procurando sanar. Ampliamos a creche que já existia no setor, inauguramos a creche da Vila Azul, Monte Sinai e agora, com a do Nova Araguaína, não vamos mais ter esse desconforto de ver crianças indo para outros setores. Além disso, atenderá as necessidades de famílias dos setores próximos como do conjunto habitacional Lago Azul”, afirmou Dimas.



A auxiliar de secretaria Jamylla Lima Mota contou que o filho de dois anos, Felipe Lima, estudará na creche. “Muito gratificante poder ver meu filho estudar em um espaço projetado para crianças pequenas. Deixo ele na creche com meu coração trasbordando de alegria, tranquila, porque é um ambiente lúdico, feito especialmente para elas”.



Avanços na Educação


Em cinco anos de gestão, a Prefeitura destinou cerca de 40% do orçamento do Município para a educação, dobrando o número de vagas de 12 para mais de 24 mil. Foram investidos mais de R$ 28 milhões na Educação de Araguaína, entre recursos federais e municipais.


Foram ampliadas e reformadas 19 unidades de ensino, seis reconstruídas e doze novas foram entregues para a comunidade com padrão de excelência. Todas as salas de aula da Rede Municipal, urbanas e rurais, contam com salas climatizadas.

 

 

Comentários (0)