Dos 8 pacientes com Covid-19 em Palmas, apenas um é idoso com mais de 60 anos

Ao todo são seis mulheres e dois homens. Prevalecem adultos, com idades entre 20 e 49 anos; apenas dois dos oito casos são portadores de hipertensão.

Em Palmas, permanecem confirmados oito casos de Covid-19 e 85 já descartados. Sem novas confirmações da doença transmitida pelo coronavírus em Palmas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) divulga neste sábado, 28, o Boletim Epidemiológico, diariamente elaborado pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE-Palmas Covid-19) com detalhamento do perfil dos oito casos confirmados da doença na Capital.

 

As seis mulheres representam 75% dos pacientes confirmados e os homens, apenas dois, são 25%. Considerando o perfil desse grupo em monitoramento, todos os casos são de adultos, sendo três deles (37,5%) com idade entre 40 e 49 anos.  Dois dos casos (25%) possuem idade entre 20 e 29 anos, outros dois (25%) têm idade entre 30 e 39 anos e apenas um (12,5%) é idoso, com idade entre 60 e 69 anos.

 

Um dado importante mostra que, apesar de portadores de doenças crônicas serem um dos perfis considerados de maior risco para a Covid-19, apenas dois dos oito casos preenchem esse perfil. Sendo ambos portadores de hipertensão.

 

"Com menos infecções de portadores de comorbidades, menores são as chances de evolução para um quadro com complicações", explica a diretora de Vigilância em Saúde, Marta Malheiros.

  

 

Acompanhamento

 

Acerca do acompanhamento, um dos casos  - o primeiro registrado, de uma advogada que contraiu o vírus em Fortaleza (CE) - já recebeu alta em razão do cumprimento dos 14 dias de isolamento social e fim de todos os sintomas. Outros quatro continuam cumprindo o isolamento recomendado pela Semus e três estão internados, dois deles com quadro estável e um com quadro grave, conforme boletim de saúde divulgado pela unidade hospitalar na última sexta-feira, 27.

 

Como o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen-TO), não emitirá novos resultados neste fim de semana, o próximo boletim de monitoramento de Palmas será divulgado na segunda-feira, 30.

 


 

Comentários (0)