Educação em situação problemática preocupa prefeito de Gurupi

Laurez Moreira recebeu um relatório da Secretaria de Educação e da Unirg apontando os principais problemas do setor no município.

O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB) esteve reunido na noite de terça-feira (15) com o presidente da Fundação Unirg, Sávio Barbalho e com o secretário de Educação do município, Eurípedes Fernandes Cunha, além de alguns  auxiliares, quando foi discutido o resultado preliminar da situação em que se encontra o setor de  Educação do município.

O secretário de Educação, Eurípedes Fernandes que expôs os principais problemas encontrados por sua pasta até agora. O secretário informou que todas as 17 escolas municipais se encontram em situação de calamidade, necessitando de reformas urgentes. “Os banheiros de todas as unidades apresentam problemas que envolvem toda a parte hidráulica, vasos sanitários  entupidos, vidros quebrados, forros arrebentados, dentre outros”, disse o secretário, enfatizando que os problemas também atingem os aparelhos de ar condicionados que foram instalados e que não funcionaram porque a  rede de energia não comporta a demanda.

Ainda de acordo com o secretário, “encontramos problemas ainda nos  fogões que fazem a merenda escolar. Uns estão quebrados ou  funcionavam na base do improviso. Muitas carteiras escolares precisam de conserto e até as vasilhas de plástico onde é servida a merenda aos alunos precisam ser trocadas urgente”, denunciou o secretário.

Problemas estruturais

Questionado acerca da creche no setor Jardim dos Buritis e da escola municipal do setor Medeiros que foram inauguradas no ano passado, Eurípedes disse que ambos os prédios, apesar de novos, já apresentam problemas antes mesmo de entrarem em funcionamento.  De acordo com o secretário, “Por apresentar problemas  estruturais, a creche não tem condições de entrar em funcionamento neste início do ano. Quanto a escola do setor Medeiros,  ela foi inaugurada às pressas, sem ter sido equipada e hoje sequer conta com muro”.

 Unirg sem crédito

O presidente da Fundação Unirg, Sávio Barbalho, também relatou a situação difícil na instituição que, em 2012 teve receita de R$ 44 milhões, sendo que 73.55% desse montante foram utilizados para cobrir gastos com a folha de pagamento do funcionalismo. Sávio informou que para diminuir as despesas, promoveu a demissão de contratados e de boa parte  dos cargos em comissão.

 “São tantos os problemas que encontramos na instituição que temos que tomar medidas duras para equacioná-los”, afirmou o presidente da Unirg, lembrando que por causa das dívidas herdadas das gestões passadas a Unirg está sem crédito no mercado.

Esforço concentrado

O prefeito Laurez disse que está preocupado com a situação  em que se encontra a administração pública municipal, por isso conclamou a todos para que façam um esforço concentrado e promovam os cortes que julgarem necessários para adequar a máquina pública à nova realidade do município.  

Já em relação especifica à Unirg, Laurez disse que Sávio Barbalho tem todo o seu apoio para fazer as mudanças estruturais para colocar a instituição nos trilhos do crescimento.

Comentários (0)