Educadores de Palmas cobram pagamento de férias: Semed diz que fará levantamento

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação diz que atraso no pagamento é “calote no servidor”, aplicado pela prefeitura Palmas

Servidores debatem atraso do pagamento
Descrição: Servidores debatem atraso do pagamento Crédito: Da Web

O professor da rede municipal de ensino de Palmas, Fernando Osório, procurou o Portal T1 Notícias para relatar a insatisfação dos servidores da educação da Capital quanto à falta de pagamento do proporcional de 1/3 das férias, que deveria ter sido pago pela Prefeitura de Palmas nesse mês de julho.

 

Segundo o professor, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou aos servidores que uma falha no sistema teria ocasionado a falta de pagamento. Ainda de acordo com Osório, alguns educadores chegaram a receber, mas o valor foi inferior ao que deveria ter sido pago.

 

“Temos apenas o mês de julho e fim de ano para estar com nossa família, que na grande maioria mora fora de Palmas. O que incomoda é que, pelo fato de ganharmos pouco, contamos com cada centavo e um erro como esse frustra uma série de compromissos, nos torna inadimplentes e tudo fica como se nada tivesse acontecido”, comentou Fernando Osório.

 

Por telefone, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins, regional Palmas, Joelson Pereira explicou que recebeu essa demanda na última sexta-feira, 27, e já protocolou na manhã desta segunda-feira, 30, um ofício cobrando da Prefeitura respostas e a solução imediata, com possível aplicação de folha de pagamento complementar.

 

O presidente do Sintet comentou que a Semed informou apenas que iria refazer os cálculos para averiguar se deveria ou não proceder com os pagamentos, mas que não seria feita folha complementar, ou seja, os servidores só receberão, caso constatado débito por parte da Secretaria, na folha de agosto.

 

“A Prefeitura falou que provavelmente foi um erro no sistema que causou essa falta de pagamento, mas nós não acreditamos porque hoje em dia tudo é informatizado. Isso tem cara de calote no servidor, esse atraso prova que Amastha tá agindo de má fé com nossos educadores”, reclamou Joelson Pereira.

 

Semed

Por meio de nota encaminhada ao Portal T1 Notícias, a assessoria de comunicação da Semed informou que "as férias dos professores da rede municipal de ensino foram pagas conforme o saldo de dias disponibilizados pelo Sistema Prodata, de acordo com a data de admissão de cada profissional. A Semed esclarece, ainda, que será feito uma análise da vida funcional de cada servidor que não recebeu suas férias integral, para averiguar possíveis falhas do Sistema e, caso detectado essa falha, os mesmos receberão o que lhes é de direito posteriormente".

 

Comentários (0)