Em abril, Ceste afirmou que compromissos com a comunidade seriam cumpridos

Em abril deste ano, o Ceste, responsável pela implantação da Usina Hidrelétrica de Estreito, informou, em nota, que todos os compromissos assumidos pela empresa estavam sendo cumpridos. A empresa não informou valores e nem quando as indenizações seri

Em resposta as reclamações de moradores de Filadélfia, feitas em abril deste ano, sobre a situação em que se encontra a cidade, o Consócio Estreito Energia – Ceste, responsável pela implantação da Usina Hidrelétrica de Estreito, informou, que todos os compromissos assumidos pela empresa estavam sendo cumpridos. O Ceste não informou valores e nem quando as indenizações seriam pagas as famílias atingidas pela enchente, mas afirmou que a empresa sempre manteve diálogo com as famílias.

Também na época, por meio de nota, o Ceste informou que deu início, em janeiro deste ano, ao processo de remanejamento das famílias atingidas direta e ocasionalmente pela elevação do nível do lençol freático em áreas urbanas de Filadélfia. Segundo as informações, esse processo está sendo feito, conforme constatação do estudo de monitoramento hidrogeológico nos municípios atingidos.

Órgãos públicos

Sobre os prédios da prefeitura, da Câmara de Vereadores, de um posto de Saúde e até o remanejamento do cemitério local, o Ceste não se posicionou. Já em relação aos problemas na infraestrutura da Orla e da Praia, construídas pelo Ceste como medida compensatória para o município, o consócio informou apenas que as obras já foram concluídas e entregues ao município.

Veja a íntegra da nota

“O Consórcio Estreito Energia - CESTE, responsável pela implantação da Usina Hidrelétrica Estreito, informa que vem cumprindo todos os compromissos por si assumidos no processo de licenciamento ambiental conduzido junto ao IBAMA, decorrentes de sua condição de responsável pela implantação desse empreendimento, inclusive, mas não se limitando, aos compromissos e ações de ordem social e ambiental. Nesse sentido, esclarece que sempre manteve, mantém e manterá diálogo com as comunidades, instituições e Poder Público nas esferas federal, estadual e municipal da área de abrangência do empreendimento.

O CESTE informa que deu início em janeiro deste ano ao processo de remanejamento das famílias direta e ocasionalmente interferidas pela elevação do nível do lençol freático em áreas urbanas do Município de Filadélfia, conforme constatação do estudo de monitoramento hidrogeológico nesses municípios. Todas as famílias residentes diretamente interferidas por essa situação ocasional já foram contatadas pelo CESTE para prestar esclarecimentos acerca do processo de remanejamento em curso, o que inclui o Poder Público municipal e estadual.

Com relação à praia permanente e orla de Filadélfia, o CESTE informa que as obras já foram concluídas, e que a praia já foi, inclusive, entregue ao município.

O CESTE reitera seu compromisso com a conservação do meio ambiente e ressalta que implementa, atualmente, os programas ambientais previstos no licenciamento ambiental da Usina de Estreito para a atual fase de operação, bem como outras ações de cunho institucional visando à inserção regional do empreendimento”.

 

Comentários (0)