Em Araguaína, vacinação contra a poliomielite é prorrogada até 30 de novembro

O objetivo da campanha é vacinar mais de 11 mil crianças e reduzir o risco de reintrodução da doença no país

Crédito: Divulgação/Ascom Prefeitura de Araguaína

A campanha nacional de vacinação contra a Poliomielite foi prorrogada pelo Governo Federal devido a baixa procura pela vacina nas Unidades Básicas de Saúde. Com isso, as doses vão continuar sendo disponibilizadas em Araguaína até o dia 30 de novembro para crianças de 1 ano a menores de 5 anos. Além da vacinação contra a poliomielite, a Secretaria Municipal da Saúde também prorrogou a Multivacinação para atualização da caderneta das crianças e adolescentes até 15 anos de idade e também a campanha de vacinação contra o sarampo.

Conforme a coordenadora de Imunização do Município, Samila Braga, o objetivo da ação é reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país. “A poliomielite foi praticamente erradicada no Brasil, graças à vacinação de crianças, mas precisamos continuar o trabalho de imunização, já que esta doença é perigosa e pode levar à morte”.

Até o momento, Araguaína imunizou 41% do público-alvo, o objetivo é vacinar até o fim da campanha que deveria ter sido encerrada no mês de outubro, mais de 11 mil crianças. 

“Estamos com muito atraso vacinal devido à pandemia da Covid-19, por isso, a atualização da carteira de vacinação é extremamente importante. São campanhas grandes acontecendo ao mesmo tempo e precisamos que os pais nos ajudem nesta ação, levando as crianças até às unidades”, destacou a coordenadora.


Poliomielite


A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total do corpo. Apesar de ser conhecida por afetar as crianças, também pode ser transmitida ao adulto que não estiver imunizado. Ela é transmitida por água e alimentos contaminados ou contato com uma pessoa infectada.

Locais de vacinação

As vacinas estarão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 nas seguintes unidades básicas de saúde:

UBS Araguaína Sul; UBS Avany Galdino da Silva; UBS Bairro de Fátima; UBS Couto Magalhães; UBS Dr. Dantas; UBS Drº Francisco Barbosa de Brito; UBS Dr. Raimundo Gomes Marinho; UBS José Ronaldo Pereira da Costa; UBS Lago Azul – Av. Araguaia QD 04 LT 02 S/N, Parque do Lago; UBS Manoel dos Reis Lima; UBS Manoel Maria Dias de Brito; UBS Nova Araguaína; UBS Novo Horizonte – Av. Araguaia, s/nº, próximo ao Colégio Est. Manoel Gomes; UBS Palmeiras do Norte; UBS Ponte; UBS Senador Benedito Vicente Ferreira; e UBS Setor Barros.

Comentários (0)