Em blitz e bares, campanha “Violentômetro” alerta mulheres sobre níveis de violência

O material informativo, composto por cartazes, flyers e marcadores de páginas, indicando e conscientizando sobre os níveis de agressão, será distribuído nesta quinta e sexta-feira

Campanha será levada às ruas nesta quinta e sexta
Descrição: Campanha será levada às ruas nesta quinta e sexta Crédito: Divulgação Seciju

Como forma de prevenção e alerta às mulheres, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Diretoria de Direitos Humanos e da Gerência de Políticas para as Mulheres, desenvolveu a Campanha “Violentômetro”, com um termômetro que alerta para 28 níveis de agressão e violência. O material informativo, composto por cartazes, flyers e marcadores de páginas, será distribuído em blitzen, universidades e faculdades, feiras e bares, entre outros, nesta quinta e sexta-feira, dias 20 e 21.

 

Dados estatísticos da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) mostram que os números são elevados e preocupantes, lembrando que se referem somente às aqueles casos cujas ocorrências foram formalizadas em delegacias. Em 2017, entre os crimes mais graves foram registrados 14 homicídios dolosos (quem praticou teve a intenção de matar), 19 tentativas de homicídios, 608 lesões corporais dolosas, 1.423 ameaças, 181 estupros e 24 tentativas de estupros. Já em 2018, dados parciais até o momento, foram registrados cinco homicídios dolosos, 12 tentativas de homicídios, 430 lesões corporais dolosas, 1.238 ameaças, 168 estupros e 12 tentativas de estupros.

 

A ação contará com a participação de profissionais das Delegacias Especializadas de Atendimento em Atendimento á Mulher (DEAM) e as serão blitzen realizadas com a presença de agentes do Sistema Penitenciário e policiais militares (PMs).

 

Atitudes que inicialmente podem parecer inofensivas, como fazer piadas, mentir, ofender ou ridicularizar a mulher, podem culminar em fins trágicos, como o feminicídio. O “Violentômetro” começa no nível amarelo, seguido dos níveis laranja e vermelho, que simbolizam os graus de agressões.

 

O primeiro nível,Cuidado”, é um alerta para as ações naturalizadas dentro de uma relação, lembrando que pequenas violências podem aumentar.

 

O segundo nível, Reaja”, expõe ações como atos agressivos, empurrões e danos a objetos pessoais, incentivando que a mulher busque ajuda e informações junto a familiares e amigos para que a violência não se eleve.

 

O terceiro e último nível é o "Denuncie", que expõe todas as mais graves formas de agressões, incluindo o assassinato.

 

De acordo com Sibele Letícia Biazotto, diretora dos Direitos Humanos da Seciju, no termômetro da violência são listadas manifestações implícitas e explícitas, algumas delas, infelizmente, vistas como naturais no cotidiano da mulher e da sociedade. “Quanto mais cedo estivermos atentos contra as agressões, melhor. Na maioria das vezes, a violência começa com sinais muito leves”, explica.

 

Para Sabrina Ribeiro de Santana, gerente de Políticas para as Mulheres, a fase de identificação e prevenção de comportamentos violentos é a mais importante. “Para que não chegue aos extremos, é preciso conscientizar as pessoas para estes comportamentos violentos desde seus primeiros registros, impedindo que eles ocorram ou que continuem acontecendo”, esclarece.

Comentários (0)